Artigos

O coqueiro

O coqueiro é uma planta amplamente conhecida e mais cultivada no litoral do nosso país. O seu fruto, o coco, fornece a água de coco e é utilizado na culinária. A partir dele também é possível fabricar cosméticos e produtos de beleza. Mas, outras partes da planta também podem ser aproveitadas.

Características do Coqueiro Anão

O coqueiro anão é uma planta de origem asiática, que foi introduzida no Brasil por volta de 1553, pelos portugueses. Foi inserido na Bahia primeiramente, mas seu cultivo se expandiu pelo Brasil posteriormente, principalmente em todo o litoral do nordeste. Produz um fruto muito apreciado tanto pela água quanto pela polpa.

Dicas para realizar a polinização artificial controlada do coqueiro anão

O cultivo de coqueiro anão no país expandiu-se para além das regiões litorâneas, conquistando também regiões que até então não forneciam as condições ideias para o seu cultivo. Isso ocorreu devido ao aprimoramento de técnicas e desenvolvimento de novas, o que garantiu ao sucesso do cultivo.

Saiba mais sobre podas em frutíferas

As podas em frutíferas devem ser feitas desde o momento em que elas começam a soltar os primeiros ramos. A poda de formação, por exemplo, tem o objetivo de promover a formação da copa com três a quatro galhos mestres, distribuídos simetricamente, os quais formarão a estrutura básica da copa.

Plantação em consórcio: limão-taiti e coqueiro

Em diversas propriedades é muito comum o uso de plantações em consórcio, pela viabilidade e pela vantagem em relação à monocultura. Também conhecido como “intercropping”, um consórcio de culturas é o cultivo de duas ou mais culturas em uma mesma área. De acordo com essa definição as culturas não são plantadas nem colhidas, necessariamente, ao mesmo tempo. Mas, é necessário que sejam simultâneas por um período de crescimento.

Colheita e pós-colheita do coco

Um fruto muito apreciado nacionalmente é o coco. Seja in natura, em pedaços, ralado ou em sobremesas, seu sabor é único e atrai desde os paladares mais simples aos mais sofisticados. Originário do coqueiro, esse fruto seco tem como característica principal a alta concentração de nutrientes, podendo ser aproveitado desde a casca até a polpa.

Preparando o solo para o pomar: o que é a subsolagem?

Na hora de implantar um pomar, é preciso pensar em todas as etapas de preparação do solo para receber as sementes e as mudas. A temperatura é essencial no cultivo de frutíferas. Não obstante, ao iniciar o plantio, a preparação do solo envolve vários processos, dentre eles a subsolagem. Mas, então, o que é a subsolagem e qual a sua utilidade?

As plantas frutíferas e o meio ambiente: a temperatura

A agricultura é, entre todas, a atividade econômica que mais depende das condições ambientais. Para avaliar a possibilidade de adaptação de uma espécie frutífera em determinado local, é imprescindível conhecer quais são os fatores ambientais que se tornam condicionantes ou limitantes à produção e como eles interferem no comportamento das plantas.

9 dúvidas sobre a laranja e as laranjeiras

A fruticultura é uma atividade de grande importância para os homens, considerando-se os aspectos econômico e social, ou como fonte de nutrientes, principalmente de vitaminas e minerais, que são essenciais para o adequado funcionamento do corpo humano.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade