Artigos

Variedades de manga: que tal conhecer as principais?

Foram os brasileiros os primeiros a cultivarem manga no continente americano. Não é mera coincidência que nos tornamos um dos maiores produtores de manga na esfera mundial. Atualmente, no Brasil, são cultivadas mangas dos mais diversos tamanhos e formatos. Há frutos alongados, finos, redondos, que vão de 100 gramas a 2 quilos, de acordo com a variedade.

Doenças do mamoeiro causadas por vírus

O mamoeiro é uma frutífera tropical com grande vigor, que produz frutos de excelente qualidade, em lugares de grande insolação, sob temperaturas em torno de 28°C. Entretanto, para o sucesso do cultivo, é importante atentar para as doenças viróticas, que podem acometer os mamoeiros, como o amarelo letal, a mancha anelar e a meleira, que causam sérios prejuízos ao produtor de mamão.

Orientações de especialistas sobre plantio de maracujá

O plantio do maracujá pode ser realizado ao longo do ano. Entretanto, para melhores resultados, a primavera é a melhor época quando a temperatura aumenta e as chuvas têm início. Regiões com clima tropical são as mais recomendadas para o cultivo de maracujá, pois apresentam temperatura em torno de 26°C.

Vantagens da irrigação localizada do coqueiro anão

Quando se aplica água diretamente sobre a zona radicular do coqueiro anão, em alta frequência e baixa intensidade, temos a irrigação localizada. Dentre as principais vantagens desse sistema, merecem destaque: irrigação e adubação mais eficiente, economia de água e energia, aumento da produção, além de menor mão de obra.

Conheça os benefícios da banana

Walter Esfrain e Dalmo Lopes de Siqueira, autores do Livro AFE Planejamento e Implantação de Pomar, ressaltam a importância econômica e social da atividade fruticultora em nosso país, além do valor nutricional que as frutas têm, se tornando um alimento importante na mesa do brasileiro.

Recomendações para cultivar coqueiro anão

No cultivo de coco anão, os solos devem favorecer a aeração do sistema radicular e facilitar o crescimento das raízes. Embora o coqueiro anão necessite de muita água, os solos leves são os mais indicados, contanto que seja implantado um bom sistema de irrigação para evitar estresse hídrico. Já o monitoramento da umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 85%.

Aprenda a cultivar abacaxi

Walter Esfrain e Dalmo Lopes de Siqueira, autores do Livro AFE Planejamento e Implantação de Pomar, ressaltam que, ao decidir cultivar alguma fruta, o fruticultor precisa planejar como será o cultivo, haja vista que cada uma exige condições específicas para que cresçam corretamente e produzam o resultado esperado.

O coqueiro

O coqueiro é uma planta amplamente conhecida e mais cultivada no litoral do nosso país. O seu fruto, o coco, fornece a água de coco e é utilizado na culinária. A partir dele também é possível fabricar cosméticos e produtos de beleza. Mas, outras partes da planta também podem ser aproveitadas.

Características do Coqueiro Anão

O coqueiro anão é uma planta de origem asiática, que foi introduzida no Brasil por volta de 1553, pelos portugueses. Foi inserido na Bahia primeiramente, mas seu cultivo se expandiu pelo Brasil posteriormente, principalmente em todo o litoral do nordeste. Produz um fruto muito apreciado tanto pela água quanto pela polpa.

Dicas para realizar a polinização artificial controlada do coqueiro anão

O cultivo de coqueiro anão no país expandiu-se para além das regiões litorâneas, conquistando também regiões que até então não forneciam as condições ideias para o seu cultivo. Isso ocorreu devido ao aprimoramento de técnicas e desenvolvimento de novas, o que garantiu ao sucesso do cultivo.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade