WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Qual a melhor forma de controlar as moscas-das-frutas?

As moscas-das-frutas são consideradas um fator limitante ao crescimento da fruticultura em nossos país

Mosca-das-frutas - imagem meramente ilustrativa

Dalmo Lopes de Siqueira, autor do Livro AFE Planejamento e Implantação de Pomar, destaca que a fruticultura é uma atividade de grande importância econômica para o agronegócio, dada a relevância que as frutas possuem socialmente. Possuem bom valor nutricional e estão presentes na mesa de grande parte dos brasileiros.

No entanto, apesar dessa expressividade, a fruticultura encontra o desafio de enfrentar as moscas-das-frutas, praga que causa danos diretos e indiretos à produção nacional de frutas. Nesse contexto, conhecê-la e realizar o controle dela é crucial para que o mercado da fruta possa alcançar números cada vez maiores.

Danos diretos e indiretos

Como mencionado, os danos causados pelas moscas-das-frutas podem ser: diretos, quando a fêmea deposita os ovos nas frutas, causando “feridas” nelas, que, por sua vez, se transformam em porta de entrada para bactérias e fungos que causam necrose e podridão; e indiretos, como a redução da produtividade da planta e a queda nos preços pela redução na qualidade.

É possível destacar, ainda, que, diretamente, as larvas podem causar a maturação precoce do fruto, o que o torna impróprio para consumo e comercialização. Indiretamente, os custos com a produção são aumentados e o produtor precisa arcar com esse prejuízo.

Manejo das moscas-das-frutas para melhor controle

Por se tratar de uma mosca, o manejo integrado para combatê-la precisa de vários métodos de controle associados e em área ampla, estendendo-se às propriedades próximas. Para controlar essa praga, fique atento:

- Monitoramento da infestação

Por meio do monitoramento, o produtor consegue detectar e quantificar a presença das moscas. Isso pode ser feito a partir da utilização de armadilhas, que têm o objetivo de atrair as pragas. No entanto, é necessário informar que o monitoramento é uma base para o manejo, e não uma forma de controle direto.

. Armadilha tipo McPhail

Nesse tipo de armadilha, as moscas são atraídas por proteínas, sucos de frutas ou quaisquer outros atrativos alimentares líquidos. Outros insetos também podem ser capturados com esse tipo de armadilha, que exige manutenção regular.

. Armadilha Jackson

A armadilha Jackson, por sua vez, tem como “combustível” atrativos sexuais como trimedlure e metil-eugenol. Diferentemente da anterior, que atrai machos e fêmeas, essa atrai apenas macho, mas também demandam manutenção regular. A diferença é que a manutenção pode ser feita em um intervalo de tempo maior.

- Estratégias de controle

Depois de obter as informações sobre a infestação, o próximo passo deve ser o controle, que pode ser, dentre outros métodos:

. Cultural, isto é, coletando-se as frutas infestadas e removendo os ovos e larvas das moscas da área de produção;

. Químico, que precisa ser acompanhado por um profissional e pode ser feito com inseticidas ou com isca tóxica;

. E biológico, com o auxílio de vespas parasitoides e/ou entomopatógenos, que depositam seus ovos nos ovos, nas larvas e nas pupas das moscas-das-frutas.

Menciona-se também a técnica do inseto estéril, realizada a partir da produção de um grande número de moscas-das-frutas estéreis que serão liberadas no pomar, reduzindo a proliferação dessa praga; a coleta massal, a partir da utilização de um número extenso de armadilhas com substâncias atrativas e inseticidas; e o aniquilamento de machos, associando-se os atrativos sexuais com inseticidas.

Por fim, os fruticultores precisam ter em mente que as práticas de manejo adotadas são muito mais eficientes quando realizadas em área ampla, como mencionado. Todo o programa de controle da mosca-das-frutas precisa envolver vários agentes para, consequentemente, atingir maior efetividade.

 


Conheça nossos Livros da Área Fruticultura:

Planejamento e Implantação de Pomar
Cultivo de Coco Anão

Fonte: RURAL, Serviço Nacional de Aprendizagem. Fruticultura: moscas-das-frutas (biologia e manejo)/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). — 1. ed. Brasília: SENAR, 2016. 44 p. il.
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!