Vantagens da irrigação localizada do coqueiro anão

Irrigação e adubação mais eficiente estão entre as vantagens da irrigação localizada do coqueiro anão

Vantagens da irrigação localizada do coqueiro anão

“Quando se aplica água diretamente sobre a zona radicular do coqueiro anão, em alta frequência e baixa intensidade, temos a irrigação localizada. Dentre as principais vantagens desse sistema, merecem destaque: irrigação e adubação mais eficiente, economia de água e energia, aumento da produção de cocos anões, além de menor mão de obra”, enfatiza Luiz Ângelo Mirisola Filho, Doutor em Nutrição Vegetal e autor do Livro AFE Cultivo de Coco Anão.

Irrigação e adubação mais eficiente


O sistema de irrigação localizada melhora a eficiência da distribuição de água no coqueiro anão, em especial pela ação do vento. Da mesma forma, é possível reduzir o desperdício de água pela evaporação, pois, como é localizada, apenas a região das raízes do coco anão é irrigada. Além disso, como não ocorrem percolação profunda nem escoamento superficial, o produtor economiza água, o que torna a irrigação mais eficiente.

Quando o produtor de coco anão implanta em sua propriedade o sistema de irrigação localizada, ele maximiza a absorção de nutrientes pelas plantas. Com esse sistema, é possível parcelar as adubação, por meio da fertirrigação, o que faz com que os coqueiros absorvam os nutrientes aos poucos. Basta instalar um injetor de fertilizantes no local, para viabilizar o aproveitamento da água da irrigação.

Economia de água e energia


Como já abordado anteriormente, a irrigação localizada do coqueiro anão permite a aplicação de água somente em uma região do coqueiro (raízes). Com isso, o produtor de coco anão evita o desperdício de água por evaporação na superfície do solo, ou mesmo por percolação profunda e escoamento superficial. Consequentemente, os custos com a produção são reduzidos, pois a água é usada de forma racional e sustentável.

Como o sistema de irrigação localizada trabalha com baixas pressões e pequenas vazões de água, quando comparado a sistemas de irrigação pressurizados, é possível economizar energia. Não somente são reduzidos os custos de energia para bombeamento, como também de água, já que apenas a região do solo, onde estão as raízes do coqueiro, é irrigada.

Aumento da produção


Quando a água da irrigação é aplicada, em pouca quantidade e continuamente, o coqueiro anão se mantém com nível de umidade ideal à cultura. Mesmo porque o direcionamento da água no sistema radicular do coqueiro anão garante que o solo se mantenha úmido apenas nessa região. Dessa forma, a planta não passa por estresse hídrico, o que maximiza o desenvolvimento da planta e aumenta a produção.

Menor mão de obra


Como é um tipo de sistema fixo e automatizado, a irrigação localizada não requer muita mão de obra. Pelo contrário, até mesmo um ou dois funcionários são necessários para trabalhos de pulverização, capina e colheita dependendo da escala de produção. Como resultado, o fruticultor reduz os custos com mão de obra, o que aumenta significativamente a rentabilidade do negócio.

Conheça os Livros AFE da Área Fruticultura.

Leia o artigo "Recomendações para cultivar coqueiro anão".

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Cultivo de Coco Anão

Livro

Cultivo de Coco Anão

R$ 83,00 à vista ou em até 12x de R$ 6,92 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade