WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Doenças do mamoeiro causadas por vírus

Para o sucesso do cultivo de mamão, é importante atentar para as doenças viróticas, que podem acometer os mamoeiros e causar sérios prejuízos ao produtor

Doenças do mamoeiro causadas por vírus

O mamoeiro (Carica papaya) é uma frutífera tropical com grande vigor, que produz frutos de excelente qualidade, em lugares de grande insolação, sob temperaturas em torno de 28°C. Entretanto, para o sucesso do cultivo, é importante atentar para as doenças viróticas, que podem acometer os mamoeiros, como o amarelo letal, a mancha anelar e a meleira, que causam sérios prejuízos ao produtor de mamão.

Amarelo letal


O amarelo letal do mamoeiro é causado pelo Papaya lethal yellowing virus (vírus do amarelecimento letal do papaia), transmitido na enxertia de partes do pecíolo infectadas, na irrigação (devido aos respingos de água), em áreas com solo contaminado e por ferramentas de corte contaminadas. Como sintomas, temos o amarelecimento das folhas da parte superior do mamoeiro. Sem falar na posterior queda das folhas.

Com o avanço da doença virótica, as folhas da frutífera se retorcem e ganham aparência clorótica. Já nos mamões, surgem manchas circulares esverdeadas, que se tornam amareladas posteriormente, até a morte da planta.

Mancha anelar


A mancha anelar do mamoeiro, também conhecida como mosaico, é causada pelo Papaya ringspot virus (vírus da mancha anelar do papaia), transmitido por afídeos, que se disseminam no pomar. Como sintomas da mancha anelar, temos anéis oleosos nos mamões, manchas oleosas no caule do mamoeiro, além de distorção foliar.

Sem falar que as mudas de mamão infectadas pelo vírus apresentam clareamento das nervuras e encurvamento das folhas jovens. Com o agravamento da doença virótica, as folhas do mamoeiro se distorcem e ganham pintas escuras. Fora a redução dos seus lóbulos.

Meleira


A meleira do mamoeiro é causada pelo Papaya sticky disease virus (vírus da meleira do papaia), transmitido por ferramentas de corte contaminadas com o látex do mamoeiro. Um dos sintomas mais característicos da doença virótica é a exsudação do látex nos mamões, até a sua oxidação. Como resultado, os frutos ganham a aparência melada (daí o nome). Antes da frutificação, as folhas novas e os pecíolos do mamoeiro também apresentam exsudação até necrosarem.

Além disso, os mamões apresentam problemas na formação, com manchas verde claras, o que desqualifica os frutos e reduz seu valor de mercado. Por tudo isso, o produtor deve realizar métodos preventivos para evitar perdas significativas em seu pomar.

Principais medidas preventivas


As medidas preventivas impedem que os vírus infectem os mamoeiros. Para isso, é importante lavar e desinfetar ferramentas; não fazer o consórcio de mamoeiros com plantas cucurbitáceas; investir em mamoeiros transgênicos; proceder ao plantio de mamão em áreas livres do vírus; realizar programas de erradicação dos vírus; fazer a proteção cruzada; além de plantar somente mudas de mamoeiro certificadas.

Conheça os Livros AFE da Área Fruticultura:

Planejamento e Implantação de Pomar

Cultivo de Coco Anão

Fonte: Grupo Cultivar

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!