Dalmo Lopes de Siqueira, um dos autores do Livro AFE Planejamento e Implantação de Pomar, destaca que o cultivo orgânico tem ganhado força atualmente, impulsionado por uma geração que busca cada vez mais esse tipo de produto. E essa forma de cultivo, além dos vegetais, também chegou às frutas.
Na fruticultura, uma das que possuem maior apelo popular é o mamão. Dados da EMBRAPA mostram que o nosso país é o segundo maior produtor dessa fruta, atingindo mais de 1 milhão de toneladas de mamão cultivados ao ano, com grande importância também para a exportação, sobretudo para a Europa.
Há diversas cultivares de relevância nacional, a exemplo da Havaí e da Papaya, que, além do consumo in natura, são ideais também para o processamento na indústria. E, nesse contexto, o cultivo orgânico pode ser uma boa opção para quem deseja agregar ainda mais valor a essa fruta.
Siga a leitura e saiba como cultivar mamão orgânico:
Plantio
Em relação ao plantio, o mamoeiro apresenta algumas especificidades:
- Época
Ainda que seja possível plantá-lo o ano inteiro, os fruticultores precisam levar em conta a necessidade de irrigação que ele apresenta. Por conta disso, com a finalidade de diminuir os custos com a irrigação, o ideal é que ele seja plantado no início das chuvas, caso o contrário o manejo de irrigação deve ser intensificado.
- Temperatura e ambiente
O mamão é uma fruta mais amena, isto é, não tolera temperaturas nem muito altas nem muito baixas. Devido a esse fator, locais com temperatura entre 22°C e 26°C e com chuvas bem distribuídas são os mais recomendados, além de espaços em que seja possível oferecer luz solar direta por pelo menos 4 horas ao dia.
Propagação
A forma mais comum de plantio do mamoeiro é por meio de sementes. O produtor pode retirá-las diretamente das frutas ou adquiri-las em locais especializados, depositando-as em canteiros ou em vasos. Diretamente no solo, elas demandam sulcos com pelo menos 1,25cm de profundidade e distância de cinco centímetros. As mudas também são uma boa opção, sendo importante saber prepará-las.
Plantio em solo
Em pomares ou em solos dedicados exclusivamente ao plantio dessa fruta, recomenda-se prover um espaço de 3m a 4m entre as linhas e de 1,8m a 2,5m entre as plantas. No tocante ao solo, há a preferência por solos que sejam areno-argilosos e que apresentem pH entre 5,5 e 6,7. Diferentemente dos vasos, os sulcos não podem ser pouco profundos.
Adubação
O melhor tipo de adubação, haja vista que o cultivo é orgânico, é a orgânica. Torta de mamona e cacau ou esterco de galinha ou gado são as principais opções, que garantirão mais saúde ao mamoeiro. Ainda, as adubações de cobertura pedem menor frequência de aplicação, devendo ser realizadas uma vez ao mês ou a cada dois meses.
Irrigação
Como mencionado, o manejo de irrigação do mamoeiro é muito importante, pois a planta precisa de muita água para se desenvolver e para produzir. No caso de mudas, ela precisa ser feita pelo menos duas vezes ao dia, mas tomando cuidado para não encharcar o solo, o que não é tolerado.
Colheita
De acordo com a cultivar selecionada, o momento da colheita pode variar. De uma forma geral, os mamões amadurecem entre 4 e 6 semanas após a abertura da flor, quando se tornam apropriados para serem colhidos. Com objetivo comercial, quando eles apresentarem estrias ou quando estiver amarelado ao menos na metade, já pode ser colhido. Atenção para o manuseio, dado que o mamão é uma fruta mais sensível.
Conheça nossos Livros da Área Fruticultura:
Planejamento e Implantação de Pomar
Cultivo de Coco Anão
Fonte: Ciclo Vivo – ciclovivo.com.br
por Renato Rodrigues