“O maracujazeiro é uma frutífera tropical, que conta com centenas de espécies. No Brasil, os pomares com fins comerciais geralmente cultivam a espécie de maracujá amarelo ou maracujá azedo, com casca amarela, polpa ácida e tamanho de até 12 cm. O fruto pode ser consumido in natura, ou mesmo utilizado em diversos preparos, inclusive em pratos salgados”, afirma Walter Esfrain Pereira, engenheiro agrônomo e autor do Livro AFE Planejamento e Implantação de Pomar.
Polinização
A fecundação do maracujazeiro não ocorre na mesma flor nem na mesma frutífera. Por esse motivo, um maracujazeiro deve-se ser plantado, próximo a outro, no pomar, para que a fecundação aconteça, naturalmente, com a ajuda da abelha mamangava. Esse inseto polinizador pousa, de flor em flor, até que uma seja fecundada para formar o fruto. No cultivo comercial, a polinização do maracujá é realizada artificialmente, com o auxílio de uma dedeira flanelada, que toca flores de maracujá, em frutíferas variadas, para que ocorra a fecundação.
Espécie
A escolha da espécie de maracujazeiro depende dos objetivos do cultivo, se para consumo próprio, ou para produção comercial (pequena ou grande escala). Além disso, é importante pesquisar o mercado para avaliar qual a variedade de maracujá com maior demanda na região. As espécies de maracujá mais comuns são: maracujá amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa O. Deg.), maracujá açu (Passiflora quadrangularis), maracujá doce (Passiflora alata Dryand.), maracujá maçã (Passiflora maliformis) e maracujá roxo (Passiflora edulis Sims f. Edulis).
Clima e solo
O plantio do maracujá pode ser realizado ao longo do ano. Entretanto, para melhores resultados, a primavera é a melhor época quando a temperatura aumenta e as chuvas têm início. Regiões com clima tropical são as mais recomendadas para o cultivo de maracujá, pois apresentam temperatura em torno de 26°C. Já regiões com temperaturas abaixo de 15°C não são propícias ao maracujazeiro. Quanto ao solo, ele deve ser arenoargiloso, além de apresentar boa drenagem e alta fertilidade.
Tutoramento
Como o maracujazeiro é uma frutífera trepadeira, ele precisa de tutoramento para se desenvolver da forma adequada. Além de espaço suficiente, ele requer suporte para que seja devidamente conduzido e se torne produtivo. Geralmente, é utilizada uma espaldeira, constituída de estacas, com comprimento de 2,50 metros. Elas devem ser enterradas a 50 cm de profundidade, distribuídas, a cada cinco metros, na linha de plantio. Também são utilizados arames, na parte de cima dos mourões, onde a planta pode fixar seus ramos.
Colheita
A colheita do maracujá ocorre, entre 6 e 9 meses, após o plantio, quando os frutos começam a cair no chão. Geralmente, os maracujás são colhidos, de 2 a 3 vezes por semana, pois não devem ficar por longos períodos no chão. Caso contrário, os frutos murcham, o que compromete o seu padrão qualitativo para a comercialização, além de reduzir o seu valor comercial. No primeiro ano do plantio, a produção de maracujá alcança até 10 toneladas, por hectare, e pode dobrar na safra subsequente.
Conheça os Livros AFE da Área Fruticultura:
Planejamento e Implantação de Pomar
Fonte: MF Rural
Por Andréa Oliveira
Planejamento e Implantação de Pomar
Cultivo de Coco Anão
Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87