Artigos

Manejo correto de frango nos primeiros dias

O manejo inicial em frangos de corte deve ocorrer de maneira correta para que as aves tenham ambiente e condições de cria adequadas às suas exigências nutricionais e fisiológicas. Assim, otimiza-se o desenvolvimento dos intestinos, órgãos e esqueleto para apoiar o ganho de peso corporal durante todo o período de crescimento.

Manejo inicial de frangos de corte

Luiz Fernando Teixeira, autor do Livro Criação de Frango e Galinha Caipira, da Aprenda Fácil Editora, anuncia que o manejo inicial de frangos de corte compreende as práticas necessárias para garantir o bom desenvolvimento das aves. É fundamental conhecer todas elas para garantir o sucesso da produção.

Anatomia, fisiologia e morfologia das aves

Cientificamente aves são classificadas como animais vertebrados endotérmicos cobertos com penas, dotados de membros anteriores transformados em asas e membros posteriores com função de locomoção bipedial. Possuem a temperatura corporal mais alta entre os animais, com sacos aéreos dispostos por todo o corpo e ossos pneumáticos.

12 dicas para auxiliar na criação de galinha caipira

A avicultura é uma atividade que se expandiu e tem a criação de galinhas caipiras como um dos pontos altos. Essa criação é uma atividade fácil, mas, com algumas dicas, é possível otimizá-la e ainda melhorar o desempenho das aves criadas. Confira a seguir:

Criação de galinhas caipiras de corte

O setor da avicultura que produz carne de galinha caipira está em constante expansão devido à boa aceitação do mercado. A carne da galinha caipira é mais dura e saborosa do que a de galinhas comuns, o que conquistou o paladar dos consumidores e fez movimentar o mercado de carnes de frango. Isso aliado com a criação, que é mais simples e mais barata proporcionou aos seus criadores a conquista de um espaço significativo na comercialização de sua produção.

A interferência da luz na criação de aves

Na criação de aves um dos fatores a ser levado em conta é a iluminação, que é essencial para elas. Seja em criações com a finalidade de produzir carne ou na criação de aves para a postura, os sistemas de iluminação artificial são um bom investimento, por produzirem grande benefício na produtividade dos animais. No primeiro caso, a luz é importante para induzir as aves a comerem mais e, no segundo, estimular a postura.

A incubação de ovos de galinha

Após a postura das galinhas, um dos possíveis destinos dos ovos pode ser a incubação. Para isso, é necessária tomar todo o cuidado e realizar a coleta com a maior delicadeza possível, pois o ovo pode ser danificado, prejudicando a sua incubação e reduzindo a porcentagem de eclosão.

Preparando uma deliciosa galinha caipira

Popular do estado de Minas Gerais, a galinha caipira é uma excelente opção de prato para um domingo com a família. Ao contrário do que muitos pensam, o termo “galinha caipira” diz respeito à forma como a galinha é criada, não a uma raça de galinhas. É muito procurada por ser considerada mais saudável, pois sua alimentação é natural e sua criação é livre.

Aprenda a controlar o Choco das galinhas poedeiras

Uma das maiores dores de cabeça enfrentadas por criadores de galinhas é o período de choco. Esse processo é natural das aves e é importante para que a ave possa incubar seus ovos, ocorrendo nos intervalos de postura e chegando a durar 21 dias, prazo que compromete a produção e pode inviabilizar o projeto de avicultura, caso seja de pequeno porte.

Como ter um ovo com a gema mais alaranjada?

A gema do ovo é constituída de uma emulsão de água, lipoproteínas e proteínas, minerais, vitaminas e pigmentos. Nenhuma dessas substâncias é sintetizada pelo ovário. Algumas podem ser sintetizadas pelo fígado, sendo, então, transportadas pelo sangue até o ovário.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade