WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Tipos de rações para frangos

Conheça um pouco mais sobre a alimentação com ração dos frangos.

Tipos de rações para frangos   Artigo AFE

As rações são elaboradas de forma que sejam alimentos completos e únicos na dieta de frangos, principalmente na granja, elas são elaboradas para serem alimentos ricos, acessíveis e de boa qualidade. O professor Tadeu Cotta, autor do Livro Frangos de Corte — Criação, Abate e Comercialização, nos explica as diferenças nos tipos de rações.


Tipos de ração


O aspecto físico da ração também influencia no seu aproveitamento e conservação. A ração farelada é a forma original do momento da elaboração da ração. As peletizadas são feitas com tratamento de vapor e compressão, produzindo pellets com os ingredientes fortemente aderidos, o que irá impedir desperdícios e diminuir a ação de contaminantes.


Ela é obtida mediante processamento térmico, com uso de uma máquina peletizadora, que reduza contaminação da ração por microrganismos, as perdas com armazenamento e ainda promove uma melhora da digestibilidade da ração. Isso ocorre em função da temperatura utilizada na peletização, que acarreta a gelatinização do amido e traz uma melhora da eficiência alimentar.


Com os peletes, as aves consomem a ração em menor tempo e há uma redução da seleção de alimentos feita por elas. Apesar do maior custo, proporcionará melhor desempenho para as aves. A ração triturada nada mais é que a peletizada, triturada em fragmentos menores, ideal para a fase inicial das aves.


É importante salientar que para a formulação de ração, na granja, é necessário conhecer as exigências nutricionais das aves, conhecer a composição química e energética dos alimentos e utilizar equipamentos adequados e precisos para a mistura e para a moagem dos grãos.


No preparo da ração, deve-se ter cuidados com a pesagem dos alimentos, a sequência no momento da mistura e o tempo ideal de mistura da ração. O que se utiliza são de cinco a oito minutos no misturador horizontal, e de 12 a 15 min no misturador vertical.


A ração concentrada pode ser obtida através da compra da ração comercial, que costuma ser mais cara. Pode também ser obtida através da compra de um concentrado proteico, para ser misturado ao milho moído, produzido na propriedade. Mas, neste caso, é preciso fazer um balanceamento da ração.


Entretanto, se houver acesso aos ingredientes básicos, a um preço que valha a pena, o produtor pode adquiri-los e fabricar a sua ração balanceada.


A partir do momento que houve a opção para o balanceamento da ração, esta deve ser formulada por pessoas que tenham conhecimento do assunto. Na grande maioria das vezes, estas informações podem ser obtidas com os técnicos do serviço de extensão.


As rações e matérias-primas devem ser armazenadas em local limpo, seco e arejado, adequados para assegurar a qualidade nutricional dos alimentos e evitar desenvolvimento de fungos prejudiciais às aves.O controle de insetos, roedores e pássaros é também muito importante.


Deve-se ter um planejamento que evite a necessidade de armazenamento por longos períodos; o tempo de armazenamento não deve ultrapassar 30 dias. É importante também verificar a qualidade dos grãos, que devem ser livres de toxinas


Conheça os livros da Área Avicultura.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!