Artigos

Alimentação de suínos na fase pré-inicial

A produção de carne suína teve sua produção expandida graças ao desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas de manejo. Por consequência desses fatores, a nutrição desses animais desponta como um dos fatores cruciais da cadeia produtiva. Com relação a isso, estudos vêm comprovando que a utilização de enzimas exógenas e o processamento de alimentos tem trazido bons resultados quanto à digestibilidade deles.

Conheça as principais raças de suínos para a suinocultura

A suinocultura tem crescido cada vez mais no Brasil, o que o coloca como o quarto maior produtor e exportador de carne do mundo. A atividade, se bem pensada e conduzida, se torna uma excelente fonte de renda. O primeiro passo a ser dado é a escolha da raça a ser criada. Apresentamos a seguir as principais raças criadas no Brasil e as principais características de cada uma:

Analisando os ingredientes das rações para suínos

Na criação de suínos a alimentação é um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso da atividade. As rações sempre devem ser elaboradas minuciosamente para garantir que esse alimento recebido consiga explorar o potencial máximo do seu animal e para evitar que, em vez de ajudar, prejudique o desenvolvimento dele.

Alimentação de leitões após o desmame

Após o nascimento, os leitões passam um período mamando na porca. Logo após essa fase, eles entram no período de desmame, que deve ser feito com muito cuidado e de acordo com as condições de criação, os objetivos do criador e o tipo de rebanho. O desmame pode ser feito de forma tardia, precoce ou superprecoce, atentando-se para o fato de que, quanto mais cedo o desmame, maior deve ser o cuidado com o manejo.

Cuidados com o manejo de porcas em gestação

A fim de obter melhores resultados, baixo índice de mortalidade e leitões sadios, o manejo das fêmeas no período de gestação é imprescindível e deve ser realizado de forma precisa. Todo o cuidado com a porca deve ser redobrado desde a pré-gestação e a cobrição até o período do pós-parto.

A suinocultura: expandindo a produção e a renda

De acordo com dados da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal – a carne suína é a mais consumida no mundo.

Sistema de produção de suínos em cama sobreposta

O sistema de produção de suínos em cama sobreposta teve sua origem na China. Na Europa, essa tecnologia começou a ser estudada no final da década de 1980

Alimentação de leitões lactentes

O fornecimento da ração nos primeiros dias de vida do leitão condiciona-os a ingerir ração seca após o desmame, estimula o desenvolvimento do sistema digestório.

O Rebanho e seus cuidados no alto verão

O alto potencial dos animais da pecuária moderna trouxe, além dos grandes benefícios, necessidades mais expressivas dos animais.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade