A Aprenda Fácil é uma editora do Grupo CPT, referência em educação a distância no Brasil!

Artigos

Novas técnicas utilizadas na criação e produção de suínos

A produção mundial de carne suína já ultrapassa os 100 milhões de toneladas e segue em crescimento devido ao fato de que ela é a carne mais consumida em todo o mundo. O país é o quarto maior produtor desse alimento, perdendo apenas para a China, a União Europeia e os Estados Unidos.

Alimentação de suínos para cada fase da criação

Valdir Ribeiro, um dos autores do Livro AFE Formulação de Rações para Suínos, destaca que na suinocultura, os gastos com alimentação representam a maior parte do custo de produção. Dessa forma, o manejo alimentar requer atenção especial, visando otimizar a produção e garantir mais lucros ao suinocultor.

6 importantes raças de suínos nacionais

O melhoramento genético revolucionou a suinocultura no Brasil. Com animais melhorados geneticamente, o suinocultor melhorou o desempenho produtivo e reprodutivo dos suínos e aumentou significativamente a sua produtividade. Hoje, em nosso país, existem várias raças de suínos nacionais, que produzem carne com excelente padrão de qualidade.

Curiosidades sobre os suínos: eles são símbolo de fartura desde a antiguidade

É de conhecimento de muitas pessoas que a carne de porco é um alimento de grande importância na nutrição humana e uma das mais consumidas no mundo. Ela é muito rica em nutrientes e em proteínas, contribuindo de forma significativa para manter a vida saudável. Mas, além da carne, esse animal está presente na vida de muitas pessoas por causa de outro elemento: o cofrinho! Você já se perguntou como eles surgiram?

5 vantagens da produção de suíno light

Além da ótima cotação no mercado, os suínos light requerem 10% a menos de ração, o que reduz os custos de produção. “A alimentação balanceada fez com que os suínos perdessem 31% de gordura (carne e toucinho), 14% de calorias e 10% de colesterol. Alguns cortes do suíno light chegam a ser mais leves que alguns cortes de frango ou peixe.

Conheça as categorias e fases da suinocultura

O autor do Livro AFE Suinocultura – Manual Prático de Criação, Rony Antonio, explica que para o sucesso da atividade, é preciso conhecer aspectos fisiológicos até as técnicas de manejo necessárias às boas práticas de produção de suínos. Porém, também é necessário saber alguns conceitos básicos sobre a suinocultura.

Cuidados com leitões recém-nascidos

Rony Antonio, autor do Livro AFE Suinocultura – Manual Prático de Criação, explica o manejo de leitões é um dos fatores essenciais para o sucesso da suinocultura. Por conta disso, é preciso tomar uma série de cuidados com leitões recém-nascidos, pois eles são o futuro da criação.

A alimentação e o desempenho reprodutivo de suínos

Qualquer criador de suínos deseja sempre obter melhores resultados, com o maior número de animais no menor espaço de tempo. Isso implica na realização de vários partos ao longo do ano ou no aumento do número de filhotes por leitegada. Porém, a tarefa para atingir esses índices não é fácil.

Alimentação de suínos na fase pré-inicial

A produção de carne suína teve sua produção expandida graças ao desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas de manejo. Por consequência desses fatores, a nutrição desses animais desponta como um dos fatores cruciais da cadeia produtiva. Com relação a isso, estudos vêm comprovando que a utilização de enzimas exógenas e o processamento de alimentos tem trazido bons resultados quanto à digestibilidade deles.

Conheça as principais raças de suínos para a suinocultura

A suinocultura tem crescido cada vez mais no Brasil, o que o coloca como o quarto maior produtor e exportador de carne do mundo. A atividade, se bem pensada e conduzida, se torna uma excelente fonte de renda. O primeiro passo a ser dado é a escolha da raça a ser criada. Apresentamos a seguir as principais raças criadas no Brasil e as principais características de cada uma:

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade