WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Novas técnicas utilizadas na criação e produção de suínos

Ao longo dos anos, diversos estudos foram desenvolvidos com a finalidade de otimizar a suinocultura

Suínos - imagem ilustrativa

A produção mundial de carne suína já ultrapassa os 100 milhões de toneladas e segue em crescimento devido ao fato de que ela é a carne mais consumida em todo o mundo. O país é o quarto maior produtor desse alimento, perdendo apenas para a China, a União Europeia e os Estados Unidos.

Rony Antonio, autor do Livro AFE Suinocultura – Manual Prático de Criação, destaca que é um consenso entre os produtores que, para que haja lucro em qualquer atividade econômica, seja necessário maximizar a produtividade e reduzir custos de produção, o que não é diferente em relação à suinocultura.

Nessa esteira, ao longo dos anos e com a ajuda da tecnologia, criadores, empresas e órgãos de pesquisa, novas técnicas vêm sendo elaboradas com o intuito de melhorar a qualidade da carne suína e otimizar os sistemas de criação, o que garante um produto melhor e mais barato.

Novos caminhos

Em um contexto geral, toda a atividade suinocultora foi aprimorada. As raças de suínos foram melhoradas e as vacinas tornaram-se mais precisas e eficazes. Em relação ao ciclo de produção, é possível apontar que também houveram modificações: enquanto a idade média de desmame passou de 42 para 21 dias, a de abate caiu de 180 para 150 dias, fato que tornou o ciclo produtivo mais precoce.

Ainda, estudos e investimentos feitos em relação à nutrição animal permitiram maior desempenho dos suínos, uma vez que rações específicas para cada categoria têm sido produzidas e utilizadas em larga escala. Entra nesse “pacote” de inovações o melhoramento do manejo animal e do manejo reprodutivo.

Novas tecnologias

Assim como a tecnologia tem permitido mais estudos e análises sobre vários aspectos da suinocultura, ela também possibilitou o desenvolvimento de equipamentos que facilitam e impulsionam o desempenho dos animais, como:

- Cochos automáticos

Dado que o maior gasto na criação de animais está aplicado na alimentação deles, alternativas que otimizem a utilização das rações têm impacto positivo na lucratividade do suinocultor. Graças aos cochos automáticos, o alimento fica sempre disponível para os suínos e o desperdício é evitado.

- Ventiladores

O estresse térmico pelo qual os animais podem passar os afeta e acaba causando perda de produtividade. Acrescenta-se a isso que os suínos possuem dificuldade de termorregulação, isto é, não conseguem regular sua temperatura corporal facilmente. Para evitar esse problema, o uso de ventiladores é importante e garante conforto térmico e renovação do ar no local onde os suínos são criados.

- Escamoteadores

Os escamoteadores são abrigos com aquecimento artificial para os leitões em aleitamento. Na prática, proporcionam conforto térmico a eles, sem deixar que a porca fique desconfortável.

- Iluminação

A iluminação é decisiva na produtividade dos suínos, uma vez que, quando expostos a 16 horas diárias de luz, o ganho de peso deles é maior. Por conta disso, o investimento em novas tecnologias de iluminação é um importante ponto a ser analisado pelo criador de suínos.

- Pisos

É necessário implementar pisos que sejam adequados aos suínos, ou seja, que facilitem a limpeza e que sejam resistentes a produtos químicos. Em relação à textura, não podem ser muito lisos nem muito rugosos, pois, respectivamente, os animais podem derrapar ou lesionarem os cascos.

- Decibelímetro

Os suínos são animais sensíveis a ruídos, o que torna a utilização de decibelímetros quase obrigatória. Esse dispositivo mede a pressão sonora e permite que o criador aja para evitar que os animais sofram com o desconforto.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho servem para avaliar toda a eficiência do sistema produtivo, evitando que o produtor se depare com resultados indesejados e permitindo que eles consigam observar pontos fracos e de melhoria. A produtividade das matrizes, a conversão alimentar, o ganho de peso médio diário e a mortalidade são alguns desses indicadores.

 


Conheça nossos Livros da Área Suínos:

Suinocultura – Manual Prático de Criação
Formulação de Rações para Suínos

Fonte: Nutrição & Saúde Animal By Vaccinar – nutricaoesaudeanimal.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!