WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Qual a alimentação dos suínos por fase?

As melhores rações para suínos devem apresentar granulometria correta e boa aceitabilidade por parte dos animais

Qual a alimentação dos suínos por fase?

Consideramos como fases produtivas dos suínos a creche, o crescimento (ou a engorda) e a terminação (o acabamento). Com exigências nutricionais diferentes, cada fase é determinante para o bom desempenho produtivo dos animais. As melhores rações para suínos devem apresentar granulometria correta, boa aceitabilidade, além dos níveis recomendados de aminoácidos, proteína bruta, vitaminas, minerais e energia.

Os leitões entram na creche com 21 dias de vida e permanecem nela até os 28 dias de vida para ganharem mais peso e aproveitarem melhor as instalações. Quando entram na fase de crescimento ou engorda, os suínos estão com 63 a 70 dias de vida e permanecem nela até os 100 a 110 dias de vida. Assim que alcançam 130 a 140 dias de vida (peso de 90 a 100 kg), eles entram na fase de terminação ou acabamento.

Creche


Após o desmame, os leitões entram na creche quando são submetidos a uma nova alimentação. Nesse sentido, deve-se considerar o desenvolvimento do sistema digestório dos animais. Daí a importância de se fornecer uma ração com alta digestibilidade, constituída de ingredientes de excelente padrão de qualidade.

Na creche, a alimentação dos leitões corresponde a apenas 2,6% do total da ração na fase de terminação. Como o desempenho alimentar dos animais na creche impacta em 30% o ganho de peso dos suínos até o abate, torna-se essencial uma boa nutrição dos leitões nessa fase.

Para isso, são fornecidas rações com ingredientes de alta qualidade e digestibilidade, como soro de leite, leite em pó, lactose cristalina, concentrado proteico de soja, leveduras, minerais orgânicos, farinha de peixe, plasma sanguíneo, entre outros.

Crescimento ou engorda


A fase de crescimento ou engorda impacta diretamente na qualidade da carne suína. Por esse motivo em especial, o suinocultor deve atentar para o correto manejo alimentar dos suínos. Nessa fase, eles preferem alimentos nas formas líquida ou úmida. Mas ao invés disso, devem ser fornecidas rações de qualidade, fáceis de serem consumidas, como as rações trituradas, fareladas ou peletizadas.

Terminação ou acabamento


Na fase de terminação ou acabamento, as exigências nutricionais dos suínos variam conforme a idade, o peso, o sexo, entre outros fatores. Nesse sentido, o suinocultor deve fornecer rações balanceadas, capazes de aumentar o desempenho produtivo dos animais. A maioria delas é fabricada com milho, milheto, soja, sorgo, triguilho e triticale. Também devem ser fornecidos macro e microminerais, bem como vitaminas lipo e hidrossolúveis.

Conheça os Livros AFE da Área Suínos:

Formulação de Rações para Suínos

Suinocultura - Manual Prático de Criação

Fonte: nutricaoesaudeanimal.com.br

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!