WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

6 importantes raças de suínos nacionais

Hoje, no Brasil, existem importantes raças de suínos nacionais, que produzem carne com excelente padrão de qualidade

6 importantes raças de suínos nacionais

“O melhoramento genético revolucionou a suinocultura no Brasil. Com animais melhorados geneticamente, o suinocultor melhorou o desempenho produtivo e reprodutivo dos suínos e aumentou significativamente a sua produtividade. Hoje, em nosso país, existem várias raças de suínos nacionais, que produzem carne com excelente padrão de qualidade”, explica Rony Antônio Ferreira, zootécnico e autor do Livro AFE Suinocultura - Manual Prático de Criação.

6 importantes raças de suínos nacionais:

Canastrão


A raça de suíno Canastrão, também conhecida como Cabano e Zabumba, possui pele com espessura grossa e pelagem com cor avermelhada ou preta. Sua engorda ocorre a partir do segundo ano de vida, quando seus membros se tornam mais robustos. Além disso, esse suíno apresenta ótimo desempenho reprodutivo.

Canastra


A raça de suíno Canastra, também chamada Meia-perna ou Moxom, apresenta porte médio e, assim como a raça de suíno Canastrão, é criada com fins de produção de banha. Sua pelagem fina e escura cobre o corpo do animal por completo. Quanto às pernas desse suíno, elas são notadamente curtas.

Caruncho


A raça de suíno Caruncho apresenta pelagem com fundo em coloração areia, coberto com manchas pretas. Trata-se de um suíno de porte pequeno, sobretudo criado para subsistência, em pequenas propriedades rurais, em especial para produção de banha.

Moura


Proveniente do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a raça de suíno Moura apresenta pelagem mesclada com tons brancos e escuros. Com boa rusticidade, esse suíno é capaz de produzir carne com alto padrão de qualidade. Além disso, ele apresenta ótima performance reprodutiva.

Nilo


A raça de suíno Nilo apresenta porte médio e pelagem com poucas cerdas, o que torna a sua criação inviável em regiões com baixas temperaturas. Entretanto, mesmo assim, trata-se de um animal rústico, prolífico e precoce.

Piau


Originária de São Paulo, do Goiás e do Mato Grosso, a raça de suíno Piau possui pelagem mesclada com as cores preta e creme (quase branca). Independentemente de apresentar pequeno, médio ou grande portes, esse suíno é capaz de formar uma carcaça com 4 centímetros de espessura.

Conheça os Livros AFE da Área Suínos:

Suinocultura - Manual Prático de Criação.

Formulação de Rações para Suínos

Fonte: Marangoni

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!