Artigos

Como é feita a (IA) Inseminação Artificial em bovinos

A técnica de (IA) Inseminação Artificial em bovinos é uma das mais empregadas no mundo para o avanço genético e produtivo dos rebanhos. Por meio dela, os pecuaristas têm a possibilidade de promover o melhoramento genético do rebanho, pois terão acesso à genética de reprodutores de alto padrão.

Saiba mais sobre manejo reprodutivo em bovinos

O manejo reprodutivo em bovinos tem como objetivo gerar bezerros (as) a partir de reprodutores e matrizes com boa aptidão reprodutiva. Entretanto, são necessárias técnicas pecuárias avançadas, para que as vacas em idade reprodutiva produzam crias sadias, que sejam desmamadas com peso adequado.

A fenação para a desidratação da forragem

Sylvio Lazzarini, autor do Livro AFE Estratégias para a Entressafra, explica aos produtores que o processo de fenação é importante para a conservação de pastagens, dado que é realizada uma desidratação e, com isso, elas acabam durando mais. Isso também ajuda a minimizar os prejuízos econômicos do produtor.

Para o inverno, pastagens cultivadas com azevém são uma boa alternativa

O autor do Livro AFE Estratégias para a Entressafra, Sylvio Lazzarini, explica que culturas de inverno são uma boa alternativa para evitar que os animais venham a perder peso e, consequentemente, haja um prejuízo na produtividade animal, que se reflete no lucro do pecuarista.

A importância dos minerais para os bovinos

Tanto ao macro como os microminerais são muito importantes para o metabolismo dos bovinos. No grupo dos macrominerais, temos: sódio, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, cloro e enxofre. Já no dos microminerais, destacamos: ferro, manganês, iodo, zinco, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. Entretanto, a quantidade ideal de minerais a ser suplementada na dieta dos bovinos depende de inúmeros fatores, como idade, raça, nível de produção, entre outros.

Práticas de combate a verminoses em gado de corte

O combate a verminoses em gado de corte requer algumas práticas essenciais à eliminação de formas de vida livres ou parasitárias. Duas das mais eficientes são a rotação ou vedação temporária das pastagens e a utilização de agentes biológicos. O primeiro método causa esgotamento das reservas corporais das larvas - como consequência, elas morrem.

Produzir silagem e consorciar culturas é vantajoso para o produtor

Seja na agricultura ou na pecuária, todo produtor tem como objetivo procurar otimizar a sua produção, para que ela seja economicamente viável e gere lucros satisfatórios. Além da criação de animais ou do cultivo de plantas, é possível obter vantagens a partir da realização de outras atividades, como é o caso da silagem e da consorciação de culturas.

Distúrbios metabólicos de bovinos confinados: o timpanismo

Na criação de bovinos, intensificar os sistemas de produção significa aumentar a produção de carne por área e o giro de capital dentro da propriedade. Também, há algum tempo, o confinamento de bovinos foi utilizado com o objetivo de obtenção de maiores preços de venda, a partir do abatimento de animais no período entressafra. Essa estratégia não tem valor atualmente, dado que o preço pago é o mesmo durante todo o ano, com pequenas mudanças nos períodos em que há menor oferta de animais terminados.

Mais plantas tóxicas para criações de bovinos

Já é sabido que as plantas tóxicas têm efeito extremamente negativo na saúde dos animais, podendo comprometê-la gravemente ou levar o animal a óbito. Sylvio Lazzarini, autor do Livro AFE Saúde de Rebanho de Corte, afirma que os prejuízos causados podem ser grandes, haja vista que, ao comprometer a saúde, há uma queda na produtividade e, também, nos resultados da criação.

Principais doenças de bovinos

A criação de bovinos é uma atividade em constante crescimento no Brasil. Seja na pecuária de corte ou na pecuária de leite, o mercado só aumenta e, por consequência, exige-se mais qualidade nesses produtos. Para isso, é fundamental dar atenção à saúde dos animais, para que não sejam atingidos por nenhuma doença que possa prejudicá-los.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade