Artigos

Gado de corte: Perímetro escrotal é o critério mais utilizado para melhorar a eficiência reprodutiva

A pecuária encontra no Brasil um cenário totalmente favorável para o seu crescimento, graças às reservas hídricas, clima favorável, tecnologias e ao esforço dos pecuaristas. Atualmente, nosso país lidera o ranking de bovinos de corte do mundo, sendo o país com o maior rebanho comercial.

Quando é mais vantajoso vender o gado de corte?

A pecuária de corte nacional passa por bons momentos, o que garante ao pecuarista brasileiro maior produtividade e rentabilidade do negócio. Ainda assim, é preciso seguir algumas estratégias para reduzir riscos, principalmente em relação à sazonalidade de preços, que influencia tanto na compra de insumos como na venda do gado.

Vantagens e desvantagens da inseminação artificial, monta natural e monta natural controlada

Com a crescente valorização da proteína animal, os sistemas de produção se veem obrigados a oferecer o melhor produto para não perder para a concorrência, o que os obriga, também, a melhor a eficiência do seu sistema de produção. A partir disso, a reprodução se torna um dos pontos principais para o sucesso do sistema, haja vista que é a partir dela que são produzidos novos produtos.

O que é a engorda?

Na produção da pecuária, a engorda engloba toda a fase que vai desde a compra à venda dos novilhos terminados, prontos para o abate. No Brasil, a atividade de engorda é e continuará concentrada nas mãos de poucos pecuaristas. É possível identificar uma tendência clara de aglutinação das várias fases da cria e recria à engorda, cuja explicação está na necessidade de se incorporar ganhos permanentes de produtividade.

Pedra no caminho do pecuarista de corte: as condições de sanidade animal

A participação dos produtos veterinários nos custos de produção é pequena, mas, mesmo assim, muitos pecuaristas se mostram relutantes em tratar seu rebanho de forma adequada sob o aspecto sanitário.

Confinamento intensivo: o que é e quais suas vantagens?

O confinamento de bovinos para abate surge como uma alternativa no processo de produção com a utilização intensiva da tecnologia disponível, visto que o Brasil tem condições climáticas privilegiadas para produzir carne a baixo custo.

Distúrbios nutricionais de rebanho de corte a pasto

O rebanho de corte, quando está a pasto, está sujeito a vários distúrbios nutricionais. Esses distúrbios ocorrem na presença de agentes patogênicos ou tóxicos presentes nas forragens e no ambiente, agravados muitas vezes pela baixa disponibilidade de nutrientes nas pastagens ou pela mineralização insuficiente.

Dicas importantes para o processo de engorda de bovinos em confinamento

O crescimento e a consolidação da pecuária como atividade econômica no Brasil tem contribuído para a valorização da atividade no mercado nacional. E a bovinocultura tem grande responsabilidade nesse processo. Dentro desse ramo, o confinamento de bovinos para abate surge como uma alternativa no processo de produção com a utilização intensiva da tecnologia disponível, visto que o Brasil tem condições climáticas privilegiadas para produzir carne a baixo custo.

A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS E MINERAIS NA ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS

Saiba como a insuficiência de alguns minerais podem prejudicar a saúde de animais de corte e leiteiros.

Plantas Tóxicas podem causar prejuízos à Pecuária

No Brasil estima-se que 12% dos óbitos nos rebanhos sejam decorrentes da ingestão de plantas tóxicas, visto que são registradas em todo o país cerca de 80 espécies dessas plantas

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade