WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Bezerros e seus cuidados

Os bezerros são a garantia da continuidade do seu negócio pecuário!

Bezerros e seus cuidados   Artigo AFE


O professor Sylvio Lazzarini autor do Livro Saúde de Rebanhos — Na Pecuária de Corte diz que: ''As primeiras semanas de vida abrangem a fase mais crítica da criação de bezerros, compreendendo mais da metade das perdas que ocorrem durante o primeiro ano de vida. Para reduzir essas perdas, é preciso estar atento à saúde e ao crescimento dos bezerros antes, durante e no período imediatamente após o parto, adotando uma série de medidas importantes na hora certa e da forma adequada''. Atentem-se as dicas!


Os fatores de produção mais importantes e críticos em relação aos bezerros são os cuidados com as vacas antes e durante o parto, o fornecimento do colostro, a cura do umbigo, o fornecimento da dieta líquida e o desenvolvimento do rúmen. Além disso, os manejos sanitário e ambiental adequados são fundamentais para minimizar a incidência de doenças importantes, como a diarreia e tristeza parasitária, e a taxa de mortalidade.


Sobre a importância dos cuidados com a categoria animal aqui tratada, alguns pontos podem ser considerados, tais como:

• Características genéticas nos rebanhos: em programas de melhoramento genético, os animais que nascem na propriedade apresentam as melhores características genéticas, logo, precisam de um cuidado maior.

• Desafios: o animal recém-nascido tem de enfrentar um ambiente hostil, completamente diferente do útero materno, onde as condições eram muito favoráveis como, por exemplo, temperatura constante, ausência de microrganismos, disponibilidade de nutrientes prontamente utilizáveis e oxigênio à vontade. Após o nascimento, ele precisa encarar um ambiente com variação na temperatura, umidade, conseguir nutrientes e enfrentar bactérias e vírus. Além disso, o estresse do parto agrava a situação. Dessa forma, ficam mais suscetíveis a diversas enfermidades, levando a altas taxas de morbidade, letalidade e mortalidade.

• Alta taxa metabólica: o metabolismo acelerado nos animais jovens, em decorrência das mudanças que ocorrerão, pode resultar em maior taxa de infecções e/ou enfermidades, acelerando a multiplicação de patógenos no organismo animal.

Infelizmente, é praticamente impossível não haver perdas de animais tão jovens dentro de uma propriedade, de modo que o importante é minimizar a taxa de mortalidade para ela ficar em torno de 3 a 5%. Portanto, a preocupação principal deve ser garantir uma sanidade adequada, trabalhando, sobretudo, na prevenção das doenças.


Como um exemplo disso, tem-se o fato de que a maioria dos bezerros será acometida por diarreia após o nascimento até o desaleitamento, especialmente nos primeiros dias da fase inicial.


Assim, o que precisa ser feito é diminuir os índices de ocorrências e de mortalidade entre os infectados, além de evitar que os sobreviventes tenham seu desenvolvimento comprometido.


Conheça os Livros da Área Pecuária de Corte.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!