Artigos

Formulação de ração para bovinos no período da seca

Graças ao clima propício ao cultivo de grãos e volumosos, o Brasil é grande produtor de matéria-prima para formulação de ração para bovinos. Os principais volumosos produzidos no país são cana-de-açúcar, milho, sorgo e pastagem. Já os concentrados são constituídos de suplementos vitamínicos, minerais, proteicos e energéticos.

Descubra as vitaminas e os minerais benéficos aos bovinos

A quantidade dos microminerais e macrominerais para a manutenção do metabolismo dos bovinos depende da soma total do mineral disponível na dieta menos a exigência mineral dos bovinos. Esta última varia conforme a idade e a raça do bovino, o tipo e a fase de produção, entre outros fatores.

Descubra a importância da suplementação mineral para bovinos

A suplementação mineral de bovinos é essencial para garantir bons índices de produtividade e melhor aproveitamento da carne e do leite. Dado que, em condições de pasto, os animais não têm acesso a todos os minerais essenciais para as funções do seu corpo, é preciso que o criador ofereça um suplemento que supra essa deficiência.

Por que mineralizar bovinos?

A mineralização de bovinos é extremamente necessária para garantir bons resultados na produtividade e, consequentemente, melhor aproveitamento da carne e do leite desses animais. As plantas forrageiras, muitas vezes, não conseguem suprir a necessidade mineral de cada animal, sendo fundamental que o pecuarista realizar a nutrição mineral através das rações.

Fontes alternativas de fósforo para gado de corte a pasto

Para aumentar a performance do gado de corte criado a pasto, a dieta deve ser balanceada e suplementada com minerais essenciais, como o fósforo. Principalmente porque as pastagens do país contêm baixo teor desse mineral tão importante para o metabolismo dos bovinos. O fosfato de rocha, por exemplo, apresenta ótimos resultados.

Aves, suínos e bovinos: ajuste da alimentação e das rações em clima adverso

Existe grande preocupação com a queda na produtividade animal relacionada a determinado ambiente considerado adverso. Porém, com a evolução das pesquisas na área de nutrição e bioclimatologia animal, algumas técnicas já se tornaram evidentes, que poderão ser empregadas no sentido de favorecer a adaptação do animal ao ambiente e, consequentemente, conservar o seu desempenho produtivo.

Potencial de utilização da alfafa

Na alimentação animal, várias matérias primas de origem vegetal são utilizadas. É importante saber seus fatores antinutricionais, pois podem prejudicar o desenvolvimento dos animais. As matérias primas usadas para compor uma ração podem ser de várias origens. De origem líquida, temos, por exemplo, o melaço. De origem mineral, o potássio. E de origem vegetal, a alfafa.

Matérias-primas de origem mineral: o potássio

Qual a importância do Potássio na alimentação animal?

Matérias-primas de origem líquida para a produção de ração: o melaço

Na fabricação de rações, seja para bovinos, aves ou equinos, por exemplo, vários componentes podem ser utilizados, de forma a compor uma ração balanceada e eficiente: matérias-primas de origem vegetal, de origem animal, de origem mineral e de origem líquida. Das matérias-primas de origem líquida, o melaço é amplamente utilizado.

Alimentação animal: fatores antinutricionais e matérias-primas

Ao pensarmos em alimentação animal, vários fatores devem ser considerados, como as propriedades nutricionais e as matérias-primas usadas para compor o alimento. Isso porque, de acordo com Sebastião Silva, autor do Livro Matérias-primas para Produção de Ração – Perguntas e Respostas, da Aprenda Fácil Editora, “Para que as funções orgânicas dos animais se realizem perfeitamente e, consequentemente, sua produtividade seja mantida nos níveis considerados ideais, é necessária uma quantidade mínima de nutrientes essenciais, como proteínas, energia, minerais e vitaminas.”.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade