Artigos

Aves, suínos e bovinos: ajuste da alimentação e das rações em clima adverso

Existe grande preocupação com a queda na produtividade animal relacionada a determinado ambiente considerado adverso. Porém, com a evolução das pesquisas na área de nutrição e bioclimatologia animal, algumas técnicas já se tornaram evidentes, que poderão ser empregadas no sentido de favorecer a adaptação do animal ao ambiente e, consequentemente, conservar o seu desempenho produtivo.

Potencial de utilização da alfafa

Na alimentação animal, várias matérias primas de origem vegetal são utilizadas. É importante saber seus fatores antinutricionais, pois podem prejudicar o desenvolvimento dos animais. As matérias primas usadas para compor uma ração podem ser de várias origens. De origem líquida, temos, por exemplo, o melaço. De origem mineral, o potássio. E de origem vegetal, a alfafa.

Matérias-primas de origem mineral: o potássio

Qual a importância do Potássio na alimentação animal?

Matérias-primas de origem líquida para a produção de ração: o melaço

Na fabricação de rações, seja para bovinos, aves ou equinos, por exemplo, vários componentes podem ser utilizados, de forma a compor uma ração balanceada e eficiente: matérias-primas de origem vegetal, de origem animal, de origem mineral e de origem líquida. Das matérias-primas de origem líquida, o melaço é amplamente utilizado.

Alimentação animal: fatores antinutricionais e matérias-primas

Ao pensarmos em alimentação animal, vários fatores devem ser considerados, como as propriedades nutricionais e as matérias-primas usadas para compor o alimento. Isso porque, de acordo com Sebastião Silva, autor do Livro Matérias-primas para Produção de Ração – Perguntas e Respostas, da Aprenda Fácil Editora, “Para que as funções orgânicas dos animais se realizem perfeitamente e, consequentemente, sua produtividade seja mantida nos níveis considerados ideais, é necessária uma quantidade mínima de nutrientes essenciais, como proteínas, energia, minerais e vitaminas.”.

Importância da mineralização de bovinos

Ainda que pareça desnecessária, a mineralização dos rebanhos de corte garante bons resultados nos índices de produtividade e melhor aproveitamento da carne e do leite. A insuficiência alimentar é uma das limitações ao desempenho de animais em pastejo, haja vista que, em muitos casos, a pastagem é a única fonte de nutrientes ao gado.

Tire suas dúvidas sobre a alimentação do gado na seca

Um dos maiores problemas que enfrentam os criadores de bovinos é sem duvida nenhuma a deficiência de oferta de alimentos para os animais no período das longas estiagens que ocorrem, periodicamente, num ciclo que sempre se repete.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade