WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Importância da suplementação do gado com sal mineral

A suplementação do gado com sal mineral é uma prática indispensável para manter o bom desempenho produtivo do rebanho

Importância da suplementação do gado com sal mineral

De acordo com Fernando Iván Londoño Hernández, autor do Livro AFE Suplementação Mineral para Gado de Corte, a suplementação do gado com sal mineral é uma prática indispensável para o bom desempenho produtivo do rebanho. O seu principal objetivo é complementar os minerais, para que estes atendam a todas as necessidades nutricionais dos bovinos. Mesmo porque somente volumosos e concentrados não cumprem suficientemente esse papel.

No sal mineral, além do cloreto de sódio, existem outros importantes minerais, como óxido de magnésio, iodato de potássio, sulfato de zinco, sulfato de cobre e fosfato bicálcico. Trata-se de uma fonte completa de micro e macronutrientes essenciais ao rebanho. Vale ressaltar que a deficiência desses minerais causa uma série de distúrbios nos bovídeos e impacta negativamente na sua produtividade.

Qual a quantidade ideal?


A quantidade de sal mineral a ser fornecida ao gado depende da formulação recomendada pelo zootécnico ou médico veterinário. O mais importante é que a mineralização seja equilibrada para que cada nutriente seja absorvido adequadamente pelo organismo do bovino. A quantidade mais utilizada varia de 50 a 100 gramas diárias por animal. Geralmente, o investimento nesse suplemento se mantém abaixo de 10% do total dos custos de produção.

Quais as razões para a mineralização?


A suplementação mineral ou mineralização do gado traz uma série de vantagens ao pecuarista, dentre elas, reduz o intervalo entre partos, aumenta a taxa de natalidade do rebanho, aumenta o peso do bezerro ao desmame, aumenta a produção leiteira e melhora a qualidade do leite. Graças a esses poderosos minerais, o rebanho é satisfatoriamente suprido em suas necessidades nutricionais.

Quais os principais minerais da mineralização?


Os principais minerais são: cobre, cobalto, ferro, iodo, manganês, molibdênio, selênio e zinco (microminerais) e cálcio, cloro, fósforo, enxofre, magnésio, potássio e sódio (macrominerais). Cada um com uma função vital para a manutenção da boa saúde do rebanho. O cálcio e o fósforo, por exemplo, contribuem com o bom desenvolvimento ósseo dos bovinos. Como as pastagens são deficientes nesses minerais, a suplementação é indispensável.

Já a deficiência de ferro, por exemplo, causa anemia, inapetência e perda de peso em bovinos. Enquanto a deficiência de cobre promove deformações ósseas, lesões no coração, além de outros males no rebanho. Nesse sentido, também são essenciais na suplementação do gado, assim como outros minerais.

Quais os cuidados com os cochos?


Como a mineralização é realizada nos cochos, o pecuarista deve atentar para alguns cuidados fundamentais. Os cochos devem apresentar cobertura, para que o sal mineral não molhe em caso de chuva, pois a água pode empedrar o sal, o que prejudica a sua ingestão pelos animais. Além disso, cada cocho deve apresentar espaço linear apropriado para que todos os animais consumam o suplemento por igual.

Conheça os Livros AFE da Área Alimentação Animal:

Suplementação Mineral para Gado de Corte

Fabricação de Rações e Suplementos para Animais - Gerenciamento e Tecnologias

Perguntas e Respostas sobre Alimentação do Gado na Seca

Fonte: Tecnologia no Campo

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!