WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Alimentação de bovinos de leite a partir de cana-de-açúcar

A adoção da cana-de-açúcar para a alimentação dos bovinos de leite é uma estratégia geralmente utilizada na época seca

Gado de leite - imagem meramente ilustrativa

José Carlos Modesto, autor do Livro AFE Mandioca na Alimentação do Bovino Leiteiro, destaca que o acesso do pecuarista à informação e a tecnologias é a estratégia que pode proporcionar melhor retorno financeiro ao sistema de produção, permitindo, ao mesmo tempo, a promoção de ganho em eficiência produtiva e econômica.

Sabendo-se que a alimentação é o principal fator de custo na alimentação dos bovinos, é necessário saber gerenciá-la e otimizá-la, o que, consequentemente, tornará a atividade mais lucrativa para os pecuaristas. Boa parte dessa alimentação é obtida nas pastagens, mas durante o período seco, a disponibilidade de forragem é mais escassa.

Nesse contexto, a adoção de estratégias para o manejo alimentar do gado é essencial para que o rebanho mantenha a nutrição e siga produtivo. Logo, a cana-de-açúcar tem sido utilizada em larga escala na alimentação de bovinos durante a seca. Acrescenta-se a ela ureia e sulfato de amônio ou de cálcio, com o objetivo de corrigir os teores de proteínas e minerais.

Mais informações sobre o uso de cana-de-açúcar na alimentação de bovinos de leite

Para utilizar a cana-de-açúcar na alimentação de bovinos, o produtor tem que realizar o cálculo da necessidade dos bovinos. Deve-se levar em conta que esses animais podem estar em categorias diferentes, isto é, não é possível definir um padrão de utilização da cana-de-açúcar para todas elas.

O processo de utilização tem que passar por alguns passos:

- Definição da necessidade por animal da categoria a ser suplementada;
- Definição da necessidade de cana a ser utilizada por dia;
- Definição da quantidade de cana a ser produzida;

Cálculo da área necessária para produzir cana-de-açúcar

Ainda falando sobre cálculos importantes para a pecuária de leite, a determinação da área de produção da cana-de-açúcar depende de algumas variáveis e será influenciada também por uma estimativa da produção de massa verde por hectare. Temos que:

A área necessária de cana-de-açúcar = Total de cana-de-açúcar necessária para a suplementação / produtividade do canavial.

Escolhendo a melhor variedade

Encontramos no Brasil algumas variedades da cana-de-açúcar e, para escolher a mais adequada à sua propriedade, leve em conta algumas características agronômicas, a exemplo da alta produtividade, da adaptabilidade ao ambiente de cultivo, da resistência a pragas e doenças, do bom perfilhamento e rebrota vigorosa, e da resistência ao tombamento.

- Época de plantio

Para realizar o plantio dessa forma de alimento, o produtor precisa considerar que existem duas épocas possíveis: o início do período chuvoso, quando há mais risco de erosão e incidência de ervas daninhas e pragas; e o final do período chuvoso, que promove mais dificuldade na realização da colheita manual ou mecanizada.

Coleta de amostras de solo para análise

Os passos para a coleta de uma amostra de solo para análise envolvem limpar o local, cavar um buraco de 20 cm de profundidade, retirar uma fatia do solo de até 20cm de profundidade, colocar esse pedaço em um balde, repetir esse procedimento em vários pontos do terreno, misturar as amostras, colocar aproximadamente 500g da amostra misturada em um saco plástico limpo, identificar a amostra e enviá-la ao laboratório.

Cana-de-açúcar com ureia e uma fonte de enxofre

Como mencionado, a adição de ureia e uma fonte de enxofre à cana-de-açúcar tem a principal função de tornar a alimentação mais completa para os bovinos, devido ao fato de que há uma grande produção de massa com bom valor energético, porém com baixos níveis de proteína e minerais. Essa ação potencializa o ganho de peso e a produção de leite, por isso é comumente utilizada.

 


Conheça nossos Livros da Área Pecuária de Leite:

Mandioca na Alimentação do Bovino Leiteiro
Integração Lavoura-pecuária na Formação e Recuperação de Pastagens
Bem-estar do Gado Leiteiro

Fonte: RURAL, Serviço nacional de Aprendizagem. Cana-de-açúcar com ureia e sulfato: uso na alimentação de bovinos de leite / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. 2. ed. --Brasília: SENAR, 2015. 64 p.: il.; 21 cm -- (Coleção SENAR; 155)
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!