Artigos

Dieta sólida de bezerros leiteiros

João Gonsalves Neto, autor do Livro AFE Manual do Produtor de Leite, destaca que produzir leite não é tão simples quanto parece e exige atenção, dedicação, cuidado, esforço e, acima de tudo, muita informação e conhecimento das tecnologias existentes por parte do pecuarista, para que possa obter sucesso com sua criação.

Pecuária: bem-estar animal

Não é difícil encontrar criadores que não se preocupem com seus animais, ainda que muitos pecuaristas saibam que, apesar de estarem lidando com animais, é possível ter afeto por eles. Por conta desse afeto, alguns pecuaristas até têm a criação um pouco facilitada. Mas, apesar disso, esse afeto não é suficiente para garantir o bem-estar dos animais. Bem-estar é a palavra de ordem para a criação de qualquer animal.

Doenças em bovinos: o estresse térmico

O clima tropical em nosso país proporciona diversos benefícios aos pecuaristas, mas também pode proporcionar malefícios. Enquanto al temperaturas mais elevadas favorecem o crescimento dos pastos e oferta de volumoso durante boa parte do ano, também prejudicam o desempenho produtivo e reprodutivo do gado leiteiro.

Mais lucro na pecuária de leite? Cuide do manejo da ordenha!

A veterinária Lea Chapaval, autora do Livro AFE Leite de Qualidade – Manejo Reprodutivo, Nutricional e Sanitário, anuncia que manejar de maneira adequada a ordenha faz com que os lucros da produção aumentem: o produtor ganha em qualidade e o resultado também aparece no bolso.

Microrganismos do leite

O leite é um alimento completo. Rico em cálcio, é bom para os ossos e pode ser consumido, além da forma natural, em seus diversos derivados. Para isso, os produtores precisam estar atento à qualidade do leite que, justamente por ser completo e balanceado, se torna um dos alvos preferidos de bactérias, bolores, leveduras e outros microrganismos, que podem provocar alterações nele.

Por que é tão importante se preocupar com a qualidade do leite?

A produção de leite no Brasil já é consolidada como uma das atividades mais importantes para a economia do nosso país. Porém, algo que vem sendo percebido é uma preocupação dos produtores apenas com o volume de leite e derivados produzidos, sem preocupar-se com a qualidade.

Você sabe a diferença entre os tipos de leite?

O leite é um alimento fundamental e marca presença nas casas de quase todos os brasileiros, seja no seu consumo natural, seja em produtos derivados, como é o caso dos queijos e iogurtes. Fonte de cálcio, ainda auxilia na prevenção de doenças, como a osteoporose. Mas, você sabe a diferença entre os tipos de leite?

Realizando o controle de carrapato, berne e mosca-dos-chifres

A pecuária de leite tem uma produção consolidada no país: hoje, nossa produção é mais do que o dobro da produção de 20 anos atrás. Os mais de 1,3 milhões de pecuaristas leiteiros, apesar do cenário nacional favorável, enfrentam algumas dificuldades com os animais, o que tem impacto direto na produtividade deles e acaba por gerar prejuízos. Um desses problemas está relacionado a alguns parasitas de vacas.

Dicas de manejo sanitário para pecuária leiteira

O manejo sanitário é indispensável para melhorar os resultados da pecuária leiteira. Além de reduzir custos, o manejo adequado aumenta a produtividade do rebanho e proporciona maior rentabilidade ao pecuarista. A prevenção e o controle da mastite, por exemplo, são ações estratégicas para evitar prejuízos ao produtor.

A tristeza parasitária bovina

Atualmente os pecuaristas encontram um cenário extremamente positivo para a atividade, com o mercado a todo vapor e com cada vez mais projeções de lucros na comercialização de produtos de origem pecuária, como é o caso do leite e da carne bovina. Porém, há também uma ameaça que pode fazer com que o que se encontre seja o caminho inverso, com grandes prejuízos financeiros e perda de prestígio no mercado: as doenças, que podem matar grande parte da criação.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade