Artigos

Você sabe a diferença entre os tipos de leite?

O leite é um alimento fundamental e marca presença nas casas de quase todos os brasileiros, seja no seu consumo natural, seja em produtos derivados, como é o caso dos queijos e iogurtes. Fonte de cálcio, ainda auxilia na prevenção de doenças, como a osteoporose. Mas, você sabe a diferença entre os tipos de leite?

Realizando o controle de carrapato, berne e mosca-dos-chifres

A pecuária de leite tem uma produção consolidada no país: hoje, nossa produção é mais do que o dobro da produção de 20 anos atrás. Os mais de 1,3 milhões de pecuaristas leiteiros, apesar do cenário nacional favorável, enfrentam algumas dificuldades com os animais, o que tem impacto direto na produtividade deles e acaba por gerar prejuízos. Um desses problemas está relacionado a alguns parasitas de vacas.

Dicas de manejo sanitário para pecuária leiteira

O manejo sanitário é indispensável para melhorar os resultados da pecuária leiteira. Além de reduzir custos, o manejo adequado aumenta a produtividade do rebanho e proporciona maior rentabilidade ao pecuarista. A prevenção e o controle da mastite, por exemplo, são ações estratégicas para evitar prejuízos ao produtor.

A tristeza parasitária bovina

Atualmente os pecuaristas encontram um cenário extremamente positivo para a atividade, com o mercado a todo vapor e com cada vez mais projeções de lucros na comercialização de produtos de origem pecuária, como é o caso do leite e da carne bovina. Porém, há também uma ameaça que pode fazer com que o que se encontre seja o caminho inverso, com grandes prejuízos financeiros e perda de prestígio no mercado: as doenças, que podem matar grande parte da criação.

Melhoramento genético de bovinos leiteiros

A pecuária é uma atividade que se encontra em plena expansão no nosso país. A partir desse crescimento, torna-se importante otimizar a atividade e maximizar seus resultados, haja vista que o mercado está cada vez mais exigente e há a necessidade de que todos os produtos sejam de alta qualidade.

Higiene de ordenha e qualidade do leite

José Carlos Peixoto Modesto da Silva, autor do Livro Ordenha Manual e Mecânica - Manejo para Maior Produtividade, da Aprenda Fácil Editora, anuncia que há uma crescente modificação no controle de qualidade do leite e de seus derivados. Com a modernização da produção, todos os produtores se veem obrigados a produzir esses produtos com os padrões mais altos de qualidade para sobreviverem no mercado.

Como controlar a mastite nos rebanhos leiteiros?

A pecuária leiteira é uma atividade já consolidada no cenário local. Muitos produtores investem cada vez mais nesse ramo e, com o manejo correto, conseguem lucrar com a comercialização do leite. Porém, algumas doenças podem acabam gerando prejuízos aos pecuaristas e precisam de cuidados precisos e rápidos para serem controladas, evitando que comprometam a qualidade de seus produtos e, consequentemente, gerem um prejuízo ainda maior.

Quais fatores interferem na produção de leite?

O leite é um alimento completo. Rico em cálcio, auxilia na prevenção de doenças e no fortalecimento dos ossos. Está presente no nosso dia a dia nas suas mais variadas formas: queijos, iogurtes e até em sua forma original. Porém, na hora de produzi-lo vários fatores interferem na sua qualidade, podendo ser positiva ou negativamente.

Quais passos seguir para uma boa nutrição de bovinos de leite?

No que diz respeito à criação de bovinos de leite, formular dietas implica na elaboração de uma receita na qual os alimentos volumosos e concentrados serão combinados de forma balanceada, de acordo com as exigências nutricionais dos animais que receberão esse alimento. A formulação desse composto é o primeiro passo para a elaboração de um manejo alimentar eficiente.

Alimentação de novilhas

A adequada alimentação de novilhas leiteiras da desmama aos vinte e quatro meses de idade é frequentemente um desafio nas fazendas leiteiras. A nutrição inadequada desses animais leva a um baixo crescimento e a um peso inadequado na idade desejada para a cobertura. Como resultado, as novilhas tendem a parir acima dos 24 meses de idade e produzem consideravelmente menos leite durante sua vida produtiva do que novilhas bem alimentadas e desenvolvidas.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade