WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Orientações importantes para plantar cardo

O cardo é cultivado especialmente para a produção de talos, que são consumidos fritos ou cozidos

Orientações importantes para plantar cardo

O cardo (Cynara cardunculus variedade altilis) é pertencente à mesma família da alcachofra. Suas inflorescências são preparadas como se prepara as inflorescências da alcachofra. Entretanto, essa espécie de hortaliça é cultivada especialmente para a produção de talos, que são consumidos fritos ou cozidos.

Clima e luminosidade


Embora o cardo seja uma planta típica de regiões com clima mediterrâneo, ele se adapta muito bem a outros climas. Para que seu desenvolvimento seja vigoroso, recomenda-se o cultivo de cardo em regiões com inverno e verão amenos. Locais com temperaturas extremamente baixas e umidade elevada prejudicam a planta. Quanto à luminosidade, essa hortaliça requer algumas horas de luz direta do sol.

Solo e irrigação


O plantio de cardo deve ser realizado em solo profundo, com boa fertilidade, boa drenagem e boa carga de matéria orgânica. Entretanto, a planta pode ser cultivada em outros tipos de solo, inclusive, com diferentes valores de pH.

Quanto à irrigação do cardo, ela deve manter o solo úmido (nunca encharcado), em especial quando está em desenvolvimento. Vale lembrar que a planta é resistente à seca, principalmente quando está totalmente desenvolvida.

Plantio


A propagação do cardo é realizada por sementes ou rebentos. A semeadura do cardo ocorre, na primavera, quando a temperatura do solo está a 10°C (ou mais). As sementes devem ser plantadas a 2,5 centímetros de profundidade. O plantio pode ser feito em sementeiras, sacos plásticos para mudas, vasos, canteiros ou campo.

Quando as mudas de cardo atingirem 25 centímetros de altura, elas podem ser transplantadas para local definitivo (se for o caso). Quanto ao espaçamento, recomenda-se 38 centímetros entre plantas e 1,2 metro entre fileiras.

Outra opção de plantio é por rebentos com raízes, retirados da planta adulta. Como nascem ao redor da planta desenvolvida, eles devem ser cuidadosamente extraídos com o auxílio de uma faca.

Tratos culturais


Principalmente nos primeiros meses de cultivo, para que o cardo não concorra com as plantas daninhas por água e nutrientes, estas devem ser removidas. Outro trato cultural importante é o branqueamento dos pecíolos dois meses antes da colheita. No procedimento, as folhas do cardo são amarradas e o feixe dos talos das folhas é embrulhado com papel opaco e escuro.

Colheita


A colheita do cardo ocorre no término do outono ou início do inverno. No processo, toda a planta é cortada. Antes do consumo, os espinhos e as folhas dos talos do cardo devem ser descartados.

Conheça os Livros AFE da Área Agricultura Orgânica:

Manual de Horticultura Orgânica

Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais

Cultivo Orgânico de Tomate

Fonte: hortas.info

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!