WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como preparar o solo na Agricultura Orgânica?

Aprenda, aqui, a preparar o solo no sistema orgânico

 

Preparar o solo auxilia no crescimento das plantas.

 

O objetivo do preparo de solo é dar condições adequadas para o desenvolvimento das plantas, que consistem na formação de uma estrutura de agregados favoráveis ao crescimento das raízes, à presença de ar e água, às atividades dos microrganismos e à adição de matéria orgânica, corretivos e nutrientes.

 

As agriculturas ecológica e orgânica adotam o sistema de mecanização conservacionista, cujo objetivo é evitar a mobilização excessiva e a compactação do solo, além de melhorar a relação solo-ar-planta. Não aceitam o preparo e cultivo no sentido de maior declividade do terreno, por acelerar o processo de erosão do solo.

 

Ela preconiza o sistema de preparo reduzido do solo ou plantio direto, para conservar as condições físicas, químicas e biológicas do solo e para acrescentar elementos que venham a melhorar suas características e sua produtividade.

 

Procuram deixar o máximo de cobertura morta para proteger o solo do impacto das gotas de chuvas, aumentar o período de umidade, favorecer os microrganismos e evitar variações de temperaturas.

 

Época do Preparo do Solo

A instalação do cultivo orgânico é a ocasião ideal para proceder às correções dos fatores limitantes para o desenvolvimento das plantas, sejam elas físicas (compactação, drenagem etc.) ou químicas (necessidade de macro e micronutrientes), evitando, assim, que futuramente o solo seja revolvido e prejudicado em sua estrutura e nos benefícios adquiridos.


É de fundamental importância levar em conta as condições locais para proceder ao preparo

 

Existem vários fatores que devem ser levados em conta na hora de preparar o solo.

 

do solo, considerando os fatores: época do ano, declividade, textura e teor de umidade do solo, culturas precedentes, condições de drenagem e presença de compactação. Não iniciar o preparo do solo com umidade excessiva ou com terreno seco, evita-se, assim, a formação de torrões.

 

Etapas do Preparo de Solo

 

Descompactação:

Compreende medidas para romper as camadas densas do subsolo, nos casos de compactação em profundidade.

 

Mobilização do solo:

Para deixar a camada arável do solo permeável, sem afetar a sua estrutura, permitindo a infiltração das raízes, ar e água. De uma maneira geral, deve-se evitar que as camadas individuais do solo sejam invertidas ou misturadas entre si. Em alguns casos, como camadas superficiais com excesso de adubação fosfatada ou potássica, é interessante a mistura dos primeiros 10 – 20 cm até uns 30 a 40 cm, a fim de diluir e melhor distribuir os nutrientes (TRANI, 1999).

 

Incorporação:

Consiste na operação de incorporar ao solo restos vegetais, adubos verdes, fertilizantes e calcários. A incorporação do material orgânico deve ser superficial, até 8 cm de profundidade. Em solos com alumínio tóxico na camada subsuperficial, a incorporação de calcário ou outros corretivos deverá ser a mais profunda possível, principalmente para beneficiar culturas de raízes que atinjam profundidades maiores.

 

Destorroamento:

O destorroamento com implementos, empregando, como exemplo, a grade leve, procura deixar o solo sem torrões ou grânulos grandes que venham afetar a semeadura e o plantio. Sem pulverizar os torrões, procura-se proporcionar um bom contato da terra com a semente.


 

Elimina-se as brotações de ervas prejudiciais.

 

Controle das ervas invasoras:

 

Consiste no manejo ou eliminação das brotações, sementeiras e ervas prejudiciais, por meio da grade leve, carpideiras e grades de dentes (10 cm). O objetivo é um plantio livre de sementeiras invasoras, para que as plantas principais possam germinar primeiro e se desenvolver em vantagem. O manejo orgânico do solo permite a redução gradual das ervas prejudiciais.

 

Nivelamento:

É a operação de preparo do solo feita, geralmente, com grade niveladora, que procura deixar o solo pronto para o uso da semeadora. O aspecto do terreno deve ser uniforme, bem nivelado e sem pronunciadas desigualdades.

 

Atenção:

A queima dos restos vegetais realizada por muitos agricultores com o objetivo de facilitar a mecanização é uma prática condenada pela agroecologia.  Ela empobrece o solo, porque reduz a quantidade de matéria orgânica, diminui os microrganismos e deixa o terreno sem proteção quanto à erosão e às altas temperaturas.

 

 

 

Retirado do Livro Agricultura Orgânica

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Marco Aparecido Barbosa dos Santos

29 de fev de 2024

Quero formar plantações saudáveis, desde o preparo do solo, até o tempo de ecuar para consumidores e etc..

Resposta da Aprenda Fácil Editora

29 de fev de 2024

Olá, Marco Aparecido Barbosa dos Santos! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Adnilson viera de brito

15 de jan de 2022

Muito bom estás esperiencias organica

Rafael Roberto contrijani da Silva

28 de jun de 2020

Tenho um terreno de 15x45 e gostaria de plantar orgânicos o q preciso fazer.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

30 de jun de 2020

Olá,Rafael

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Sugerimos que você procure em sua cidade um especialista na área para que o mesmo possa analisar seu terreno e assim orientá-lo de forma mais eficiente.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para você.

Atenciosamente,

Erika Lope

Paulo Ricardo de Souza Neves

29 de mai de 2019

Muito explicativa, gostaria de saber mais e ter mais informações, estou tentando começar um negócio nessa área se puderem me ajudar, ficarei muito grato. Obrigado e fico aguardando resposta. Abraço para todos do canal e revistas.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

29 de mai de 2019

Olá Paulo Ricardo de Souza Neves,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Que bom que você gostou do conteúdo do nosso artigo. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o livro que será fundamental para te auxiliar a iniciar na produção de orgânicos.

Atenciosamente,
VIctor Sampaio

osvaldo marcati

22 de mai de 2019

boa noite, Sou um seguidor da agricultura orgânica, e quero me inteirar mais sobre este assunto. Por isso, peço que me me enviei informacõess sempre que possível. Obrigado

Resposta da Aprenda Fácil Editora

3 de jun de 2019

Olá Osvaldo Marcati,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Vocẽ foi cadastrado para receber nossos boletins informativos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!