WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Bioinsumos: o que são e quais as suas vantagens?

Os bioinsumos são insumos biológicos produzidos com microrganismos, ou ainda materiais naturais e orgânicos

Bioinsumos: o que são e quais as suas vantagens?

Nos últimos anos, o mercado de bioinsumos tem aumentado significativamente no Brasil. Com o aumento da demanda por esses produtos, o Mapa –Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolveu o Programa Nacional de Bioinsumos, para aumentar a oferta de insumos biológicos, dar suporte técnico aos produtores e desenvolver pesquisas para o uso dessa tecnologia nas lavouras.

Para o mercado de bioinseticidas, por exemplo, as projeções para 2021 estimam um faturamento de US$ 7,5 bilhões, bem maior que o de 2016. E nos próximos anos, o aumento será ainda maior por uma série de fatores, como a diversidade biológica existente no Brasil, os incentivos do governo para impulsionar a tecnologia dos bioinsumos no país e a busca dos produtores por esses produtos por suas vantagens ambientais e econômicas.

Definição de bioinsumos


Os bioinsumos são insumos biológicos produzidos com microrganismos, ou ainda materiais naturais e orgânicos. Quando utilizados nas lavouras, esses produtos auxiliam no combate a pragas e doenças, aumentam a fertilidade do solo e melhoram a disponibilidade de nutrientes para as plantas. Como são pouco tóxicos e biodegradáveis, os bioinsumos tornam a produção agrícola sustentável, além de reduzirem os impactos ambientais quando comparados aos insumos comuns.

Exemplos de bioinsumos


Agentes biológicos de controle

Os agentes biológicos de controle são organismos vivos (inimigos naturais), que auxiliam no controle biológico das pragas.

Bioestimulantes

Os bioestimulantes são produzidos com substâncias naturais. Quando aplicados nas plantas, nas sementes ou no solo, esses produtos estimulam a germinação, o desenvolvimento das raízes e outros processos fisiológicos das plantas, o que melhora o desempenho da lavoura.

Biofertilizantes

Os biofertilizantes apresentam componentes ativos ou substâncias orgânicas microbióticas, vegetais ou animais, que aumentam a produtividade e a qualidade do que é produzido na lavoura.

Condicionadores biológicos

Os condicionadores biológicos são substâncias, que estimulam a atividade microbiológica dos ambientes de produção.

Inoculantes biológicos

Os inoculantes biológicos são constituídos de microrganismos, que potencializam o processo natural de fixação biológica de nitrogênio e melhoram o desenvolvimento das plantas.

Vantagens dos bioinsumos


Diferentemente dos produtos convencionais não biológicos, os bioinsumos apresentam várias vantagens. Eles tornam a produção agrícola sustentável e reduzem os impactos ambientais. Além disso, os insumos biológicos aumentam a produtividade e a qualidade do que é produzido na lavoura, o que aumenta a segurança alimentar e agrega valor ao produto final. Sem falar na redução de custos com defensivos e fertilizantes, o que aumenta a lucratividade do produtor.

Conheça os Livros AFE da Área Agricultura Orgânica:

Manual de Horticultura Orgânica

Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais

Cultivo Orgânico de Tomate

Fonte: summitagro.estadao.com.br

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!