Julio Cesar, autor do Livro AFE Promoção e Merchandising Eficientes para Pequenas Empresas, destaca que com o crescente aumento da concorrência no comércio, faz-se necessário criar alternativas interessantes e eficazes para conquistar cada vez mais clientes, fazendo da divulgação adequada dos produtos uma importante ferramenta de sucesso nas vendas.
Atualmente, quando o objetivo é vender mais na internet, não há como fugir delas: as potentes redes sociais. Elas se transformaram em uma “parte” de boas pessoas, que as utilizam diariamente e com objetivos diversos. Surfando nessa onda, as empresas que vendem na internet conseguem alcançar bons resultados sem investir muito dinheiro.
Dentre os vários tipos de marketing, o social – feito nessas redes – tem se destacado como promissor por uma série de motivos: agilidade, facilidade, grande alcance e custo relativamente baixo. Logo, pequenas empresas têm recorrido às redes sociais para potencializar o seu negócio.
Nesse contexto, algumas dicas são valiosas para quem deseja explorar esse meio, ainda que a verba disponível para o marketing seja baixa:
Público
É quase impossível apontar, hoje, uma pessoa que não esteja conectada e/ou ativa nas redes sociais. No entanto, a depender do seu tipo de produto ou serviço, não são todas as pessoas que estarão dispostas a adquiri-lo. Portanto, é imprescindível conhecer o seu público e como ele se comporta para que suas estratégias sejam direcionadas a ele, aumentando as chances de “conversão” da compra.
Metas
O marketing não é feito somente com um objetivo. Por exemplo, uma empresa pode desejar vender mais determinado produto, enquanto outra pode estar interessada apenas em divulgar promoções ou em anunciar as novidades. É importante ter sua meta definida, para que seja possível trabalhar focado nela.
Concorrência
Qualquer que seja seu produto, provavelmente você encontrará um grande número de concorrentes. Por conta disso, conhecê-los é uma opção para que você defina quais são os pontos positivos e quais são as principais falhas deles e trabalhe nisso.
Planejamento
Qualquer empreendimento de sucesso passa por um bom planejamento. Nas redes, o marketing também demanda planejamento para que consiga “captar” o cliente certo no momento certo.
Ritmo
Relacionado ao tópico anterior, estabelecer um ritmo para suas intervenções nas redes é crucial para ser visto. Uma empresa ativa nas redes transmite mais confiabilidade aos consumidores, o que deixa claro a importância de manter um ritmo constante e regular de postagens.
Relacionamento
“Rede social” pode ser definida como um local que as pessoas usam para se comunicar. Então, sua empresa precisa fazer valer essa definição, respondendo comentário e compartilhando a opinião de seus clientes, por exemplo.
Resultados
A manutenção de postagens regulares não está relacionada com o fato de estabelecer um número X por dia, semana ou mês. Claro que isso é possível, mas há outros aspectos que também servem para melhorar os resultados com o marketing social: há horários de pico e alguns tipos de postagens que costumam agradar a um número maior de pessoas.
Campanhas
Alguns posts estratégicos têm o potencial de aumentar o público, o que também pode ser feito com o investimento em campanhas. Não somente uma rede social deve ser utilizada, como várias outras, com o objetivo de atingir o maior número possível de clientes.
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Fonte: Exame – exame.com/pme/
por Renato Rodrigues