Para que pequenas lojas e pequenos distribuidores conquistem seu espaço no disputado mercado em meio a grandes redes e grandes atacadistas, é necessário um conhecimento muito mais abrangente do que os antigos treinamentos de vendas transmitidos pelos nossos antepassados ou antigos donos de negócios.
Inovação é a grande palavra neste processo. É necessário estar preparado para que o atendimento e a venda estejam inteiramente voltados para as necessidades reais dos clientes, pois a qualidade, em todos os aspectos, é condição primeira para que tenhamos clientes mais satisfeitos e para que, em momentos difíceis, o negócio consiga se manter com vigor.
Neste livro, você aprenderá a entender e atender as necessidades de seus clientes; a oferecer consultoria do que seria melhor a eles para, somente depois, efetuar a venda e o fechamento do pedido. Dessa forma, realizar uma venda bem-sucedida nada mais é que a "consequência de ter feito tudo corretamente desde o início".
PREFÁCIO DO AUTOR
INTRODUÇÃO
PARTE I: O ATENDIMENTO EXTRAORDINÁRIO
CAPÍTULO 1: O MERCADO DE VAREJO NO BRASIL
CAPÍTULO 2: O ATENDIMENTO
Preparação
Recepção
Acolhida
Conhecimento
Perguntas
Entendimento
Cadastramento
Acompanhamento
Agradecimento
Regras para clientes insatisfeitos
Triângulo do sucesso da 4B
PARTE II: VENDAS MODERNAS NO VAREJO
CAPÍTULO 3: AS VENDAS
Como ocorre uma venda no varejo?
Conveniência
Qualidade
Preço
CAPÍTULO 4: AS VENDAS PELO TIPO DE MERCADO
Combustíveis e lubrificantes
Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
Outros mercados
CAPÍTULO 5: FERRAMENTAS DE VENDAS
Benefícios e características
Vendas por consultoria
Vendas por percepção
Vendas por dicas
Vendas por indicações
Vendas por relacionamento
PARTE III: GESTÃO E CONTROLE: VENDAS E ATENDIMENTO
CAPÍTULO 6: GESTÃO DE ATENDIMENTO
CAPÍTULO 7: GESTÃO DE VENDAS
Gestão
CAPÍTULO 8: ACONSELHAMENTO E TREINAMENTO
Reuniões
Reuniões diárias de início
Reuniões diárias de fim
Reuniões mensais
Reuniões de aconselhamento
Reuniões de treinamento
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Vendedores;
- Consultores, coach, palestrantes, professores da área;
- Proprietários e gerentes de lojas a varejo;
- Demais interessados em se capacitar nesta área.