WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Métodos de seleção de bovinos para melhoramento genético

Na seleção de bovinos para melhoramento genético, são escolhidos os melhores indivíduos como pais, com base no valor fenotípico do animal

Métodos de seleção de bovinos para melhoramento genético

A seleção de bovinos para melhoramento genético visa à reprodução díspar dos indivíduos de uma determinada população. Para isso, são selecionados os melhores indivíduos como pais, com base no valor fenotípico do animal ou nos valores fenotípicos dos seus parentes próximos.

Seleção individual


A seleção individual é um método rápido e simples, que se fundamenta no valor fenotípico do animal a ser selecionado. Amplamente utilizado para melhoramento genético de bovinos, esse processo se concentra nas características que podem ser medidas no indivíduo. Entretanto, características, como produção de leite e habilidade materna são limitadas.

Além disso, a seleção de machos para reprodução não pode se embasar no seu próprio resultado, mas sim, no de suas filhas ou seus parentes. Nesse método, a seleção de um indivíduo ocorre pela previsão do seu genótipo com base no seu fenótipo.

Seleção por parentes


Na seleção por parentes, os indivíduos são escolhidos com base nas informações dos valores fenotípicos dos familiares.

Seleção por antepassados


Na seleção por antepassados ou pedigree, os indivíduos são escolhidos com base no desempenho dos seus ascendentes. Esse processo se concentra nas características de baixa ou média herdabilidade e os fenótipos dos indivíduos não permitem a estimativa real dos seus genótipos. Esse método usa as informações de seus antecessores, como registro de pedigree e valores fenotípicos dos seus predecessores.

É importante que o registro de pedigree seja acompanhado pelo registro de produção dos pais, pois este se fundamenta no fato de que cada animal recebe metade dos genes de cada um deles. Entretanto, há uma desvantagem: a cada geração, a contribuição genética dos antepassados é dividida por dois.

Seleção por controle dos descendentes


Na seleção por controle dos descendentes ou teste de progênie, o valor genético de um indivíduo (macho) é avaliado com base no comportamento da sua progênie e no fato de que o indivíduo contribui com metade do seu material genético para seus filhos. Quando a informação é correta, este é o melhor método de seleção, pois avalia o indivíduo como um pai.

Trata-se de um processo recomendado para a seleção de machos, especialmente quando a característica a ser selecionada se manifesta apenas na fêmea. Esse método prevê o genótipo do indivíduo pelo genótipo dos seus descendentes.

Conheça os Livros AFE da Área Pecuária de Leite:

Melhoramento Genético do Gado Leiteiro

Raças de Gado Leiteiro

Manejo Reprodutivo do Gado de Leite

Fonte: tecnologianocampo.com.br

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!