WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Descubra quais plantas são tóxicas para o gado

As plantas tóxicas colocam em sério risco a saúde do rebanho leiteiro quando criado no pasto

Descubra quais plantas são tóxicas para o gado

As plantas tóxicas colocam em risco a saúde do rebanho leiteiro quando criado no pasto. A intoxicação por plantas está no ranking das principais causas de mortalidade em bovinos de leite. Sendo assim, torna-se fundamental inspecionar toda a área da pastagem para verificar se existem tais plantas em meio às forrageiras. Se constatadas, o pecuarista deve transferir o gado para outro local e proceder à eliminação das plantas nocivas ao gado.

Mamona (Ricinus communis)


A mamona ou palma-de-cristo não apresenta efeito cumulativo, mas é considerada altamente tóxica aos bovinos. Quando ingerida, os animais apresentam os seguintes sintomas: desiquilíbrio ao andar, urgência em deitar, tremores musculares, dores abdominais, atonia do rúmen, produção demasiada de saliva, eliminação excessiva de gases do estômago, diarreia com sangue, inapetência, além de insuficiência renal e respiratória.

Samambaia (Pteridium aquilinum)


A samambaia ou samambaia-do-campo se desenvolve melhor em regiões com altitude elevada e em solos com alta acidez. Com efeito cumulativo, quando ingerida pelos bovídeos, ela causa os seguintes sintomas: inapetência, perda de peso, palidez nas mucosas, andar cambaleante, apatia, febre, pelagem arrepiada, manchas marrom-arroxeadas na pele, sangue na urina e edema na garganta.

Dama-da-noite (Cestrum nocturnum)


A dama-da-noite ou pimenteira promove nos bovinos intoxicação aguda. Quando ingeridos os frutos e as folhas, surgem os seguinte sintomas: inapetência, sonolência, apatia, cabeça baixa, secura nas narinas, ranger dos dentes, membros frios, pelagem arrepiada, dificuldade na movimentação ruminal, produção excessiva de saliva, tremores musculares, dificuldade de andar e irritabilidade.

Erva-de-rato (Palicourea marcgravi)


A erva-de-rato ou café-bravo é uma planta tóxica altamente mortal, principalmente porque apresenta ótima palatabilidade. Com efeito cumulativo, após 5 a 24 horas da ingestão, aparecem os seguintes sinais clínicos: dificuldade de respirar, taquicardia (aumento da frequência cardíaca), tremores musculares, movimentos de pedalagem, distensão dos membros, convulsão e morte (1 a 15 minutos).

Espichadeira (Solanum malacoxylon)

A planta tóxica espichadeira é muito perigosa, principalmente para bovinos com mais de 15 meses. Quando ingerida, ela promove a calcificação das artérias e do endocárdio. Os principais sintomas são: pelagem áspera, fraqueza, cansaço, dificuldade de respirar, arritmia cardíaca, urgência em deitar, inapetência, perda de peso, retração abdominal, dificuldade de andar, além de insuficiência cardíaca e respiratória.

Conheça os Livros AFE da Área Pastagem:

Plantas Tóxicas - Inimigo Indigesto

Plantas Forrageiras de A a Z

Pastagem - Seleção de Plantas Forrageiras, Implantação e Adubação

Fonte: Roge Fundação - fundacaoroge.org.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!