WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Artigos

Manejo das pastagens: os objetivos

As pastagens servem de alimento para vários animais que você possa ter na fazenda, então cuidar desse cultivo é muito importante. O manejo vai te ajudar a produzir a melhor forragem para garantir o melhor desempenho animal possível, quem nos ensina é o professor Sebastião Silva, autor do Livro Degradação, Recuperação, e Renovação de Pastagens.

Capim para o gado: quais as melhores opções?

Hebert Vilela, autor do Livro AFE Pastagem – Seleção de Plantas Forrageiras, Implantação e Adubação, explica que o sucesso da exploração pecuária tem como ponto básico a adequada formação de pastagens. As espécies e variedades de plantas forrageiras diferem, acentuadamente, entre si. Uma das decisões a ser tomada neste contexto, se refere à escolha da espécie forrageira que, por sua vez, está ligada a uma série de variáveis do meio.

De que forma é possível recuperar pastagens?

Sebastião Silva, autor do Livro AFE Degradação, Recuperação e Renovação de Pastagens (nova edição), destaca que no Brasil, o consumo de forragens é feito pelos animais criados a pasto, reduzindo os custos, os impactos ambientas e gerando um produto mais saudável. Contudo, durante esse processo, há uma degradação das pastagens em face de vários fatores.

Como evitar os estragos causados pelas lagartas nas pastagens?

Sebastião Silva, autor do Livro AFE Pragas e Doenças de Plantas Forrageiras, ressalta que há uma grande incidência de pragas e doenças nas nossas plantas forrageiras que causam sérios prejuízos à pecuária brasileira. Nesse sentido, é fundamental proteger as forrageiras, haja vista que elas são importantes para a atividade dos pecuaristas.

Inimigo indigesto: quais são os principais sinais clínicos da contaminação por plantas tóxicas?

Sebastião Silva, autor do Livro AFE Plantas Tóxicas – Inimigo Indigesto, destaca que a existência de plantas tóxicas nas pastagens brasileiras é um problema para criadores de bovinos e de outros ruminantes em sistema de pastejo, pois, quando consumidas, acarretam diversos prejuízos às criações.

Forrageiras: conheça o capim-elefante

Hebert Vilela, autor do Livro AFE Plantas Forrageiras de A a Z, ressalta que a sucesso da exploração pecuária tem como ponto básico a adequada formação de pastagens. Contudo, explica que as espécies e variedades de plantas forrageiras diferem, de forma bem expressiva, entre si.

Forrageiras: conheça espécies indicadas para a Região Sul do Brasil

Hebert Vilela, autor do Livro AFE Pastagem – Seleção de Plantas Forrageiras, Implantação e Adubação, ressalta que o sucesso da exploração pecuária tem como ponto básico a adequada formação de pastagens. As espécies e variedades de plantas forrageiras diferem, acentuadamente, entre si. Uma das decisões a ser tomada neste contexto, se refere à escolha da espécie forrageira que, por sua vez, está ligada a uma série de variáveis do meio.

Conheça a forrageira Brachiaria decumbens

Sebastião Silva, autor do Livro AFE Plantas Forrageiras de A a Z, explica que a sucesso da exploração pecuária tem como ponto básico a adequada formação de pastagens. As espécies e variedades de plantas forrageiras diferem, acentuadamente, entre si. Uma das decisões a ser tomada neste contexto, se refere à escolha da espécie forrageira que, por sua vez, está ligada a uma série de variáveis do meio.

Tudo o que você precisa saber sobre manejo de pastagem ecológica

Grande parte das pastagens brasileiras apresentam níveis elevados de degradação. Milhões de hectares de pastos não são nada ecológicos, pois fogem aos parâmetros do bom manejo de pastagens e impactam negativamente no meio ambiente. Felizmente, com o avanço tecnológico na pecuária, tornou-se possível manejar a pastagem com sustentabilidade.

Descubra quais plantas são tóxicas para o gado

As plantas tóxicas colocam em risco a saúde do rebanho leiteiro quando criado no pasto. Sendo assim, torna-se fundamental inspecionar toda a área da pastagem para verificar se existem tais plantas em meio às forrageiras. Se constatadas, o pecuarista deve transferir o gado para outro local e proceder à eliminação das plantas nocivas ao gado.

Fique por dentro das novidades!