Aniversário da AFE - 23 anos
A Aprenda Fácil é uma editora do Grupo CPT, referência em educação a distância no Brasil!

Artigos

Forrageiras: conheça o capim-elefante

Hebert Vilela, autor do Livro AFE Plantas Forrageiras de A a Z, ressalta que a sucesso da exploração pecuária tem como ponto básico a adequada formação de pastagens. Contudo, explica que as espécies e variedades de plantas forrageiras diferem, de forma bem expressiva, entre si.

Forrageiras: conheça espécies indicadas para a Região Sul do Brasil

Hebert Vilela, autor do Livro AFE Pastagem – Seleção de Plantas Forrageiras, Implantação e Adubação, ressalta que o sucesso da exploração pecuária tem como ponto básico a adequada formação de pastagens. As espécies e variedades de plantas forrageiras diferem, acentuadamente, entre si. Uma das decisões a ser tomada neste contexto, se refere à escolha da espécie forrageira que, por sua vez, está ligada a uma série de variáveis do meio.

Conheça a forrageira Brachiaria decumbens

Sebastião Silva, autor do Livro AFE Plantas Forrageiras de A a Z, explica que a sucesso da exploração pecuária tem como ponto básico a adequada formação de pastagens. As espécies e variedades de plantas forrageiras diferem, acentuadamente, entre si. Uma das decisões a ser tomada neste contexto, se refere à escolha da espécie forrageira que, por sua vez, está ligada a uma série de variáveis do meio.

Tudo o que você precisa saber sobre manejo de pastagem ecológica

Grande parte das pastagens brasileiras apresentam níveis elevados de degradação. Milhões de hectares de pastos não são nada ecológicos, pois fogem aos parâmetros do bom manejo de pastagens e impactam negativamente no meio ambiente. Felizmente, com o avanço tecnológico na pecuária, tornou-se possível manejar a pastagem com sustentabilidade.

Descubra quais plantas são tóxicas para o gado

As plantas tóxicas colocam em risco a saúde do rebanho leiteiro quando criado no pasto. Sendo assim, torna-se fundamental inspecionar toda a área da pastagem para verificar se existem tais plantas em meio às forrageiras. Se constatadas, o pecuarista deve transferir o gado para outro local e proceder à eliminação das plantas nocivas ao gado.

Recomendações para cultivar feijão-guandu

O feijão-guandu (Cajanus cajan) é uma leguminosa forrageira com fins de alimentação humana e animal, bem como adubação verde. “Quando bem manejado, o guandu torna-se muito produtivo e gera sementes com alto valor nutricional, principalmente como fonte de proteína para o gado (cerca de 22%). Para formação de pastagem, o espaçamento recomendado é de 2 a 3 metros.

Aprenda a prevenir seu rebanho de plantas tóxicas

Em ambiente natural, animais encontram nas pastagens a maior parte de sua alimentação. Algumas forrageiras são extremamente nutritivas e ajudam a compor uma dieta equilibrada para eles. Porém, é preciso tomar cuidado com plantas tóxicas, que podem, pela simples ingestão de uma folha, levar o animal a óbito.

Aprenda a identificar plantas venenosas

Sebastião Silva, autor do Livro AFE Plantas Tóxicas – Inimigos Indigestos, anuncia que a existência de plantas tóxicas nas pastagens brasileiras é um problema para criadores de animais, haja vista que os danos provocados por algumas delas podem ser irreversíveis e causar sérios prejuízos aos criadores.

Manejo sustentável de pastagens: conhecendo o Pastoreio Racional Voisin

A pecuária desponta como uma das atividades de maior importância econômica para o país. Porém, junto a essa valorização, há também a parte negativa empregada à pecuária, sendo considerada como uma grande inimiga do meio ambiente. Uma dessas características negativas diz respeito à degradação das pastagens formadas para o desenvolvimento da pecuária.

Conheça as 4 leis universais do Pastoreio Racional Voisin

Criado por André Voisin, o Pastoreio Voisin é um sistema intensivo de pastejo também conhecido como Pastoreio Racional. Seu objetivo é manter o equilíbrio entre o solo, o capim e o gado, sem beneficiar um em detrimento do outro. Quando se consegue que o animal colha o capim sempre próximo do seu ponto ideal de desenvolvimento.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade