WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Capim para o gado: quais as melhores opções?

Dentre os tipos de forrageiras, o capim ganha notoriedade por proporcionar bons resultados na alimentação dos bovinos

Vacas comendo capim - imagem meramente ilustrativa

Hebert Vilela, autor do Livro AFE Pastagem – Seleção de Plantas Forrageiras, Implantação e Adubação, explica que o sucesso da exploração pecuária tem como ponto básico a adequada formação de pastagens. As espécies e variedades de plantas forrageiras diferem, acentuadamente, entre si. Uma das decisões a ser tomada neste contexto, se refere à escolha da espécie forrageira que, por sua vez, está ligada a uma série de variáveis do meio.

Nesse contexto, há várias famílias de forrageiras que podem ser escolhidas para serem oferecidas ao gado. Destacam-se, por conta de inúmeros fatores, os tipos de capim, por ser um alimento comumente utilizado na pecuária. Entretanto, basta utilizar qualquer capim? Não! A definição do melhor tipo precisa ser pensada para favorecer o manejo dos animais e da própria pastagem

Quais as pastagens mais populares no Brasil?

É possível colocar em evidência três importantes forrageiras de importância no Brasil, dentre as quais duas são capins:

- Capim-mombaça

Talvez um dos mais populares, o capim-mombaça merece ser exaltado por ser um dos preferidos dos animais e por possuir apresentar alta produtividade e adaptabilidade às diversas condições climáticas.

- Capim-marandu

O capim-marandu, por sua vez, recebe também o nome de braquiarão e é um dos mais comercializados em nosso país há décadas e por também conseguir se adaptar a condições climáticas e a diferentes níveis de fertilidade do solo.

- Brachiaria decumbens

Essa terceira opção não deixa a desejar pelo fato de suportar o pastejo e o pisoteio intenso dos animais. Por conta disso, utiliza-se a brachiaria decubens em grande escala em algumas áreas do nosso país.

Tipos de capim para o gado de corte

- Coloniões

Os capins coloniões são um grupo de grande destaque para a pecuária devido ao fato de que sua capacidade produtiva é alta, assim como ser valor nutritivo. Com relação à estrutura da planta, apresenta produção de muitas folhas e poucos colmos, sendo palatável e, consequentemente, agradável ao paladar dos bovinos. Entretanto, há um ponto que conta contra os coloniões: a necessidade de um solo fértil para que o seu potencial nutritivo chegue ao máximo. Estão nesse grupo capins como: o capim-mombaça, o capim-massal, o capim-tanzânia, o BRS Zuri e o BRS Quênia.

- Braquiárias

Conhecidos pelos produtores e popularizados nos quatro cantos do Brasil, os capins brachiaria são forrageiras flexíveis e, diferentemente dos coloniões, conseguem se adaptar a solos mesmo com baixa fertilidade. Suas raízes são profundas e fortes, além de a pastagem ser palatável e nutritiva. A brachiaria decubens, a ruziziensis e as cultivares híbridas da brachiaria brizantha são algumas das mais cultivadas nas propriedades criadoras de animais.

- Tiftons

Por fim, os tiftons reúnem as forrageiras do gênero Cynodon, com produtividade alta e grande produção de matéria seca. O satisfatório fornecimento de proteína bruta e a boa digestibilidade agregam ainda mais valor às espécies desse grupo. As espécies que se sobressaem no grupo são as Cynodon dactylon, nlemfuensis e plectostachyus, além do tiftion 68 e do 85.

Como escolher a melhor pastagem?

Antes de observar as características da forrageira, é necessário levar em conta uma série de aspectos que contribuem para que a sua pastagem apresente bom custo benefício. Analisar as condições climáticas de que você dispõe em sua propriedade é uma ação que ajuda a definir qual a melhor espécie para a sua propriedade, além da avaliação do solo e da oferta de uma pastagem adequada a cada fase em que os bovinos se encontram.

 


Conheça nossos Livros da Área Pastagem:

Plantas Forrageiras de A a Z
Pastagem – Seleção de Plantas Forrageiras, Implantação e Adubação
Degradação, Recuperação e Renovação de Pastagens

Fonte: Nutrição e Saúde Animal – By Vaccinar – nutricaoesaudeanimal.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!