A Aprenda Fácil é uma editora do Grupo CPT, referência em educação a distância no Brasil!

Boas práticas na colheita do mel para qualidade do produto

Cabe ao apicultor redobrar os cuidados desde o manejo das melgueiras até o transporte à casa de mel

Boas práticas na colheita do mel para maior qualidade

“As boas práticas na colheita do mel garantem maior qualidade do produto. Caso surjam falhas no manejo, certamente elas comprometerão o padrão qualitativo do mel. Sem falar na conservação e na durabilidade do produto, ambas impactadas por falta de higiene ou por longa exposição das melgueiras ao sol”, afirmam Paulo Sérgio Cavalcanti Costa e Juliana Silva de Oliveira, autores do Livro AFE Manual Prático de Criação de Abelhas.

Adotar cuidados com a higiene


Por esses motivos, cabe ao apicultor redobrar os cuidados desde o manejo das melgueiras até o transporte à casa de mel (local onde o mel é extraído). Tudo deve ser feito com vistas a garantir a qualidade do mel, além de preservar as suas características originais, como textura, cor, aroma, sabor. As boas práticas começam com a higiene do apicultor e dos equipamentos e instrumentos utilizados na coleta do mel.

Os responsáveis por coletar o mel devem usar roupas limpas e apropriadas, unicamente, para a colheita do mel. Os equipamentos (fumigador) e instrumentos (desoperculador) devem estar perfeitamente limpos e devem ser utilizados apenas no manejo da colheita. Com isso, evita-se quaisquer tipos de contaminação do mel por sujidades ou agentes patogênicos.

Evitar expor as melgueiras ao sol


Os apicultores mais experientes coletam o mel das 9 horas até as 16 horas, preferencialmente em dias de sol. Colher o mel em dias de chuva aumenta as taxas de umidade do mel, o que impacta na qualidade do produto. Entretanto, as melgueiras jamais devem ser expostas diretamente ao sol. Caso contrário, os índices de HMF - hidroximetilfurfural no mel aumentam, o que desqualifica o produto.

Usar fumaça feita com serragem de madeira não tratada


O mel absorve odores do ambiente, o que o torna vulnerável à fumaça residual. Sendo assim, ao retirar os quadros, é importante usar o fumigador adequadamente, com materiais de origem vegetal, como serragem de madeira não tratada. Com isso, durante a queima desses materiais nenhum odor será transferido para o mel e o seu sabor e aroma continuarão inalterados.

Retirar quadros com 90% dos alvéolos operculados


O apicultor deve retirar somente os quadros com 90% dos alvéolos operculados (mínimo). Isso porque o mel apresenta baixo percentual de umidade, o que é propício para a colheita. Os quadros com crias, pólen em excesso ou mel não maduro (mel verde) não devem ser retirados, pois estão com alto percentual de umidade, além de indicar que não ocorreu a operculação.

Colocar as melgueiras sobre prancha de aço inox


Após coletadas, as melgueiras não devem ser colocadas diretamente no chão, mas sim sobre um suporte com prancha de aço inox. Elas também podem ser colocadas sobre uma tampa nova de colmeia. Para impedir o saque das abelhas ou mesmo a sua presença durante o transporte das melgueiras, sobre estas deve ser colocada uma tampa.

Transportar as melgueiras em veículo limpo


O veículo de transporte das melgueiras até a casa de mel deve estar limpo e sem resíduos contaminantes do mel. O mesmo vale para o piso da superfície da carga. Assim que dispostas dentro do caminhão ou van, as melgueiras devem ser cobertas com lona limpa e amarradas para não se deslocarem ao longo do trajeto.

Conheça os Livros AFE da Área Apicultura:

Manual Prático de Criação de Abelhas

Pólen Apícola - Manejo para a Produção de Pólen no Brasil

Fonte: Agrolink - agrolink.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2020. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade