Artigos

A arborização urbana

A escolha de uma vegetação para o ambiente urbano tem, além do aspecto paisagístico, a função de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nele, por proporcionar proteção contra ventos, sombras, redução na poluição sonora, absorção de poluição e diminuição das ilhas de calor. Também auxiliam garantindo a reprodução de alguns insetos e pássaros que podem ajudar a controlar vetores.

O que são micorrizas?

Micorrizas são elementos fundamentais na ciclagem de nutrientes e para a manutenção da qualidade do solo. São formadas a partir de associações simbióticas entre fungos e raízes de plantas. São importantes, pois promovem uma relação biológica que é benéfica para uma quantidade extensa de fungos e vegetais.

Tipos de substrato

Quando falamos de jardinagem, é impossível deixar de pensar no substrato. É através desse material, que é resultado da combinação de dois ou mais componentes orgânicos, minerais e sintéticos, que a planta encontrará a forma de se germinar e se desenvolver. Os substratos podem ser divididos em dois grupos: substrato inerte e substrato orgânico.

Principais componentes e como construir um minijardim

A decoração de qualquer ambiente dá mais vida e deixa o local ainda mais bonito. Engana-se quem pensa que uma casa ou apartamento podem ser decorados apenas com quadros, luminárias ou objetos decorativos. Uma escolha bem moderna e acertada pode ser a de implantar um minijardim. Além de, literalmente, dar mais vida à sua casa, um jardim também melhora o ar e te faz uma pessoa mais atenciosa.

O surgimento dos jardins

Mais do que um conceito estético, os jardins carregam consigo uma história de beleza e até de amor. Conhecido por ser um ambiente que transmite paz e tranquilidade, a sua concepção vem sendo modificada de acordo com a sociedade e a época de cada civilização, tendo como significado, também, o olhar de quem o aprecia.

Montando um viveiro para mudas

Para quem ama trabalhar com plantas, uma opção é trabalhar com a produção de mudas. Produzir mudas significa estar em contato com a planta desde o plantio ao primeiro brotar de galhos. Essa atividade tem crescido no Brasil e tem gerado bom retorno para quem se arrisca. Para produzir as mudas, é necessário construir viveiros para elas

Como realizar um controle alternativo de Pragas e Doenças?

Ao cultivar plantas, esse processo pode ser dificultado devido à presença de pragas e doenças, que acabam por prejudicar o desenvolvimento das plantas e reduzir a produtividade delas. Mas, com a adoção de algumas medidas preventivas e profiláticas, que agridem menos o meio ambiente e as pessoas, é possível realizar um controle delas.

Canteiros e sementeiras para a produção de mudas

Para quem pretende trabalhar com o cultivo de plantas, uma das opções que têm gerado resultados satisfatórios é a produção de mudas para comercialização. É uma atividade relativamente simples e que produz plantas com alta capacidade produtiva, se bem conduzida. Produzir mudas significa cuidar das plantas desde o brotar do primeiro ramo.

Montando uma estufa

Para quem gosta de cultivar plantas e pretende levar essa atividade a sério, é preciso construir uma estufa. Com essa estrutura é possível ajustar o clima para que se criem as condições ideais para o cultivo de qualquer espécie. Uma estufa serve para o plantio, a manutenção e até o armazenamento de várias plantas.

Dicas de poda

Para garantir o crescimento e a vida das plantas, alguns princípios básicos são necessários na manutenção do seu jardim. Um desses princípios é a poda. Basicamente, as plantas de um jardim precisam de três tipos de podas: as podas de limpeza, as podas de formação e podas de produção.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade