WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Plantas invasoras no jardim

Saiba como cuidar do seu jardim para não ter plantas indesejáveis


Plantas invasoras no jardim     Artigo AFE


Sem manutenção regular, um jardim poderá transformar-se logo em uma selva de ervas invasoras, notadamente durante o verão.
Em áreas abandonadas, evita-se tal ocorrência combinando capina com aplicação de agentes químicos. Por isso é importante cuidar bem dos jardins e para isso, o professor José Augusto de Lira, autor do Livro Paisagismo — Princípios Básicos, elaborou as dicas para você.


♦ Convém dedicar atenção especial para a remoção das ervas em florescimento, antes que produzam sementes, removendo-as imediatamente.


Em áreas muito grandes, inicia-se pela eliminação de todas as flores e sementes, em vez de retirar as plantas indesejáveis inteiras. Tal procedimento evitará que as sementes caiam na terra antes que se realize o trabalho preventivo.


♦ Antes de colocar sobre a superfície do terreno do jardim uma cobertura morta ou um manto de plástico, deve-se remover as ervas invasoras anuais e perenes. As sementes de ervas invasoras, que já estavam no solo antes do seu cobrimento, irão germinar, mesmo sob o manto, mas será bem mais fácil lidar com elas do que com plantas bem mais alastradas, que não foram removidas em época mais oportuna.


♦ Muitas ervas invasoras persistentes podem vicejar a partir de pequenos pedaços de raiz ou de caules subterrâneos, portanto, deve-se tomar o cuidado de retirar o máximo destes restos de ervas invasoras que estejam sob a superfície do terreno.


♦ Jamais utilizar restos de ervas invasoras para fazer compostagem, pois elas poderão se regenerar mesmo que já tenham sido picadas. Se tiverem produzido sementes, estas poderão sobreviver, superando o processo de decomposição


♦ Plantar forrações de crescimento denso, que impeçam o crescimento de ervas invasoras. Recomenda-se também a utilização de cobertura morta, até que as plantas estejam suficientemente desenvolvidas.


Utilizar plástico de cor preta, tal como se procede em canteiros de hortaliças, para inibir o crescimento de ervas invasoras, o que produz sempre bons resultados.


♦ A cobertura com uma camada de cascalho grosso, com 2,5 a 5,0 cm de espessura, sobre a área em volta do caule das plantas ornamentais, pode evitar o crescimento de ervas daninhas. O cascalho é a cobertura adequada para jardins de pedras, pois mantém as invasoras sob controle e evita o apodrecimento causado por umidade.


Conheça os Livros da Área Jardinagem e Paisagismo.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!