WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Produção de mudas de hortaliças: como tornar o processo mais fácil?

A produção de mudas proporciona aos horticultores plantas mais vigorosas, resistentes e uniformes

Produção de mudas - imagem ilustrativa

Ivar Wendling, um dos autores do Livro AFE Substrato, Adubação e Irrigação na Produção de Mudas, destaca que cada vez mais, uma muda de qualidade é vista como de fundamental importância para a implementação de quaisquer projetos que envolvam a utilização de plantas, seja na arborização urbana ou mesmo para o cultivo de hortaliças, por exemplo. 

E, nesse contexto, para se conseguir mudas de qualidade, é fundamental que o produtor faça uso de técnicas e procedimentos adequados para sua produção, garantindo melhores resultados. Ainda, é grande o número de vantagens que se pode obter a partir da produção de mudas: melhor controle fitossanitário, plantas mais fortes e resistentes ao transplante, produção mais uniforme e redução do período de produção, dentre outras.

Para quem deseja ter sucesso na produção de mudas, algumas dicas são valiosas:

Local

A escolha do local não deve ser apenas a definição de um espaço grande o suficiente para caberem as mudas. Haja vista que precisa proteger as mudas de doenças e de intempéries, esse passo é determinante. Recomenda-se que a atividade seja desenvolvida em um local protegido, como uma casa de vegetação, com boa luminosidade e com bandejas posicionadas adequadamente.

Bandejas

E, por falar em bandejas, o produtor tem algumas opções à sua disposição, mas as de poliestireno expandido ou as de plástico são as mais comuns, variando em tamanho e número de células. A escolha, porém, será influenciada pela espécie da qual se deseja produzir as mudas, haja vista que será necessário um espaço para desenvolvê-las.

Substrato

A resposta para a pergunta “qual o substrato mais adequado para a produção de mudas?” é óbvia: aquele que for próprio para essa finalidade. Recomenda-se adquiri-lo ou fabricá-lo com a orientação de um profissional. De forma ideal, ele deve ser livre de resíduos industriais e microrganismos patogênicos, leve, com boa drenagem, apresentar ótimas propriedades físicas e químicas e capacidade de retenção de água.

Semeadura

Para realizar a semeadura, vários aspectos precisam ser considerados para garantir a efetividade das mudas. Por exemplo, dê preferência a cultivares adaptadas à sua região de cultivo, que sejam aceitas no mercado e resistentes a doenças; observe a época de plantio e faça um planejamento dele; e verifique os tipos de sementes.

Produção

Chegou a hora de colocar a mão na massa terra e iniciar a produção. Disponha as bandejas, preencha as células com o substrato e faça pequenas covas para acomodar as sementes. Em cada uma, deposite duas ou três unidades e cubra-as com mais substrato, retirando o excesso para que todas as células fiquem uniformes. Deixe o substrato úmido e coloque as bandejas no local definido no primeiro passo.

Como cuidar das mudas em produção?

Observe o desenvolvimento das plantas a partir da rega: quanto mais rápido a água secar, mais desenvolvidas elas estão. O ideal é que a irrigação seja feita com o auxílio de um regador de bico fino ou por microaspersão ao menos duas vezes ao dia, tomando o cuidado para que as células fiquem sempre úmidas, mas nunca encharcadas.

Aproximadamente uma semana após a semeadura, de acordo com a espécie escolhida, o desbaste deve ser feito em cada célula, eliminando as mais fracas e deixando apenas uma planta por célula, observando sempre a uniformidade. Para realizar essa etapa, aconselha-se utilizar o substrato úmido, o que facilitará o arrancamento das plantas sem prejudicar as raízes das plantas que ficarem.

O cuidado com elas deve ser constante e diário para afastar qualquer tipo de doença ou o ataque de pragas e para garantir que a produção esteja uniforme. Ao final do processo, quando as mudas já estiverem mais maduras, a rega precisa ser diminuída, com o objetivo de deixá-las mais “duras”.

Por fim, quando as mudas apresentarem um sistema radicular bem formado, tamanho ideal de acordo com a espécie e plantas vigorosas e sadias, basta realizar o transplante com cuidado, definindo o local definitivo onde a planta será instalada para que possa seguir sendo manejada em todas as etapas do seu ciclo.

 


Conheça nossos Livros da Área Jardinagem e Paisagismo:

Substrato, Adubação e Irrigação na Produção de Mudas
Manual Prático de Jardinagem
Técnicas de Produção de Mudas de Plantas Ornamentais

Fonte: Canal do Horticultor – canaldohorticultor.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!