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Gestão de Empresas - Como Obter Lucro em Ambientes Competitivos I

Com Prof. M.e Hélvio Tadeu
Livro

Esta obra vem contribuir para valorizar o papel das pessoas na geração de conhecimento, tema relevante em um momento no qual a complexidade da competição, as burocracias governamentais, a flexibilidade dos mercados e o peso dos interesses se combinam para criar um sentimento de urgência e necessidade de resposta em um ambiente turbulento.

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Código: 1361
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O livro Gestão de Empresas - Como Obter Lucro em Ambientes Competitivos trata de um dos mais importantes temas na atualidade para as empresas: o caminho para a lucratividade operacional. Em linguagem simples e prática, esta publicação aborda os vários fatores que afetam a geração de riqueza nas organizações.

O autor enfatiza a necessidade de integrar as diferentes áreas de conhecimento para uma efetiva gestão da empresa voltada para o lucro.

A obra vem contribuir para valorizar o papel das pessoas na geração de conhecimento, tema relevante num momento no qual a complexidade da competição, as burocracias governamentais, a flexibilidade dos mercados e o peso dos interesses se combinam para criar um sentimento de urgência e necessidade de resposta em um ambiente turbulento. Auxilia as pessoas a compreenderem a intricada teia que envolve decisões sobre o mercado, produto, clientes, tecnologia, finanças, dentre outros, na busca de caminhos que lhes garantam equilíbrio operacional.

O Volume I apresenta os conteúdos relacionados à gestão do lucro, marketing e vendas, relacionamento com o consumidor, gestão do capital humano e gestão de produtos e serviços. No Volume II, a ênfase recai sobre o valor da informação e da gestão no conhecimento, análise do ambiente de negócio, estratégias empresariais e gestão financeira de empresas. O anexo apresenta um roteiro de plano de negócios, para os empreendedores que desejam estudar a viabilidade de iniciar um novo empreendimento.

Prof. M.e Hélvio Tadeu Cury Prazeres

Possui Mestrado Profissional em Administração pela Faculdade Pedro Leopoldo, é Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, do Centro Universitário Newton Paiva e da Faculdade Pedro Leopoldo. Pesquisador na área de gestão de negócios e processo decisório, o professor é consultor de empresas e autor de diversos livros voltados para sua área de conhecimento.

VOLUME I
CAPÍTULO I
OS TEMPOS DO LUCRO FÁCIL
1.1 - A gestão no tempo certo
1.2 - O caminho para o lucro
1.2.1 - A maximização de valor e a busca da lucratividade operacional
1.2.2 - Modelo de gestão: operações para a lucratividade
1.3 - A busca de oportunidades de negócios
1.3.1 - A identificação de oportunidades de negócios
1.3.2 - Quando uma oportunidade se torna estratégia
1.4 - Negócios lucrativos em ambientes competitivos
1.5 - A disciplina na vida do gestor
1.6 - Os negócios como fonte de riqueza
1.6.1 - A mudança nos negócios
1.6.2 - Análise da mudança
1.6.3 - Fatores que determinam o desempenho da empresa
1.7 - O Mercado no terceiro milênio
1.7.1 - Práticas de mercado vitoriosas
1.8 - Considerações finais
Revisão: O que aprendemos até aqui?
Questões para discussão

CAPÍTULO II
MARKETING E VENDAS
2.1 - A Gestão no tempo certo
2.2 - Marketing e competitividade
2.2.1 - Alguns equívocos em relação ao marketing
2.3 - Questões centrais do marketing
2.3.1 - O mercado-alvo
2.3.2 - O composto mercadológico
2.4 - O Planejamento de Mercado
2.4.1 - Propósitos e significado do plano mercadológico
2.4.2 - A elaboração do planejamento de mercado
2.4.3 - Estrutura do plano mercadológico
2.4.4 - O envolvimento de toda a empresa no planejamento de mercado
2.5 - Ações de mercado
2.6 - Metas e objetivos
2.7 - Administração de vendas
2.7.1 - Os novos executivos de venda
2.7.2 - Planejamento de vendas
2.7.3 - Integração de vendas com o marketing
2.7.4 - A Previsão de vendas
2.7.5 - Objetivos em vendas
2.8 - Considerações finais
Revisão: O que aprendemos até aqui?
Questões para discussão

CAPÍTULO III
ESTRATÉGIA CENTRADA NO CONSUMIDOR
3.1 - A gestão no tempo certo
3.2 - Comportamento do consumidor
3.2.1 - Tipologia de clientes
3.3 - Fidelização - o valor do cliente
3.3.1 - Fatores que induzem à fidelização
3.4 - Os hábitos e prioridades de compra do consumidor
3.4.1 - O ambiente do consumidor
3.5 - O processo de compra do cliente
3.6 - A cadeia de valor centrada no consumidor
3.7 - Considerações finais
Revisão: O que aprendemos até aqui?
Questões para discussão

CAPÍTULO IV
GESTÃO DO CAPITAL HUMANO
4.1 - A gestão no tempo certo
4.2 - Empreendedorismo
4.2.1 - Liderança empreendedora
4.3 - Liderança
4.3.1 - Tipos de liderança
4.3.2 - Estilo do líder
4.3.3 - Liderança e mudança
4.3.4 - Equipes de trabalho
4.4 - Motivação
4.5 Inovação
4.6 - Criatividade
4.7 - Aprendizagem organizacional
4.8 - Capital intelectual
Revisão: O que aprendemos até aqui?
Questões para discussão

CAPÍTULO V
GESTÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
5.1 - A gestão no tempo certo
5.2 - As operações para produção e serviço
5.2.1 - A relação entre produto e serviço
5.3 - Planejamento da produção
5.3.1 - Estabilidade da produção
5.3.2 - Disponibilidade de matérias-primas e mão-de-obra
5.3.3 - Estratégias para produção
5.4 - Serviços
5.4.1 - A Empresa que presta serviços
5.5 - Produtos
5.5.1 - Gerenciamento do mix de produto
5.6 - Estoque
5.6.1 - Administração e controle de estoque
5.6.2 - Custos dos estoques
5.7 - Estratégias genéricas de porter
5.7.1 - Estratégia de custos baixos
5.7.2 - Estratégia de diferenciação
5.7.3 - Estratégia de custos baixos e diferenciação
5.7.4 - Foco: Baixo custo ou diferenciação
5.8 - Vantagem competitiva
5.9 - Fornecedores
5.9.1 - Fontes de informações sobre fornecedores
5.10 - Logística
5.10.1 - Logística e informação
5.10.2 - Cadeia de suprimento
5.10.3 - Sistemas de informação logística
5.11 - Considerações finais
Revisão: O que aprendemos até aqui?
Questões para discussão
Referências bibliográficas
Anexo
  • Empresários;
  • Estudantes, professores e técnicos da área de administração;
  • Gerentes e chefes de setores;
  • Investidores em mercado financeiro;
  • Demais interessados na área.
Editora: Aprenda Fácil Editora - AFE
ISBN: 978-85-7601-228-3
Impressão: Capa: Papel Cartão tríplex 250g, colorido, com laminação fosca e verniz localizado; Conteúdo (miolo): Papel cuchê fosco 80g; Imagens: preto e branco; Formato do livro: Brochura colado 16x23cm.
Número de Páginas: 427
Edição:
Ano de Publicação: 2007

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