Recomendações para cultivar coqueiro anão

O coqueiro anão é uma planta perene e com ciclo produtivo em torno de 30 anos

Recomendações para cultivar coqueiro anão

“No grupo dos coqueiros anões verdes, amarelos e vermelhos, a variedade verde é a única cultivada com fins comerciais, dividida em três tipos: coco anão verde da Malásia, coco anão verde do Brasil e coco anão verde de Jequi. Todos eles considerados perenes e com ciclo produtivo de 30 anos, contanto que o manejo da lavoura seja realizado da forma adequada”, destaca Luiz Ângelo Mirisola Filho, Mestre em nutrição vegetal e autor do Livro AFE Cultivo de Coco Anão.

Tipos de solo recomendados


O coco anão é bastante exigente em água, mas não tolera solos encharcados. Por isso, recomenda-se solos com boa drenagem. Um bom exemplo são os solos arenosos, pois não permitem encharcamento da área. Outro requisito importante para o bom desenvolvimento da planta é o nível de fertilidade do solo, que deve permitir o fornecimento contínuo de nutrientes ao coqueiro anão.

No cultivo de coco anão, os solos devem favorecer a aeração do sistema radicular e facilitar o crescimento das raízes. Embora o coqueiro anão necessite de muita água, os solos leves são os mais indicados, contanto que seja implantado um bom sistema de irrigação para evitar o estresse hídrico da planta.

Índice pluviométrico e irrigação


Para a produção de coco anão, o índice pluviométrico deve permanecer em torno de 130 mm (mensal) e 1.600 mm de água (anual) bem distribuídos para suprir as necessidades da planta. Vale lembrar que um milímetro de chuva contribui com o armazenamento de um litro de água em uma área de um metro quadrado. Quando a chuva é escassa, isso pode comprometer a produtividade do coqueiro anão.

Entretanto, há como reduzir esse impacto negativo no coco anão. Basta fazer um bom projeto de irrigação na área para o coqueiro anão produzir, em quantidade e com qualidade, que visem ao sucesso da cultura.

Umidade relativa do ar


Outro aspecto determinante para produzir cocos anões de qualidade é o monitoramento da umidade relativa do ar, que deve variar entre 60% e 85%. Se o índice de umidade for inferior a 50%, o coqueiro anão perderá água por transpiração, o que afetará a produtividade da planta significativamente.

Por outro lado, umidade do ar acima de 90% é igualmente prejudicial ao coqueiro anão, pois cria condições favoráveis ao desenvolvimento de doenças e pragas, além de queda prematura dos frutos.

Faixa de temperatura ideal


A faixa de temperatura recomendada para cultivo de coco anão deve se manter entre 25°C e 30°C. Como a planta produz continuamente, temperaturas abaixo de 15°C impedem que os frutos desenvolvam em sua plenitude. Já regiões com clima excessivamente quente e seco promovem queda da umidade relativa do ar e aumento da transpiração do coqueiro anão, o que poderá resultar em estresse hídrico.

Conheça os Livros AFE da Área Fruticultura.

Leia o artigo "Características do Coqueiro Anão."

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Cultivo de Coco Anão

Livro

Cultivo de Coco Anão

R$ 83,00 à vista ou em até 12x de R$ 6,92 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade