WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Criação de tilápias em cativeiro: reversão sexual dos alevinos

Aprenda mais sobre a criação de tilápias em tanques-rede e da importância da reversão sexual no manejo dos alevinos

 

Além de saboroso, o consumo de peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação.

O sistema de criação de peixes em tanques-rede é considerado como um sistema intensivo com renovação contínua de água. É uma das formas mais intensivas de criação atualmente praticadas, e tem-se tornado popular devido ao fácil manejo e rápido retorno do investimento, além de ser uma excelente alternativa para a produção de peixes em corpos d’água onde a prática da piscicultura convencional não é viável. A piscicultura em tanque-rede também possibilita o aproveitamento de ambientes aquáticos já existentes: oceanos, rios, grandes reservatórios, açudes entre outros.

 

Para o manejo bem-sucedido dos alevinos é necessário manter o controle de quantos peixes existem nos tanques, por isso é recomendado a Reversão Sexual dos Alevinos.

 

O porquê da Reversão Sexual

 

A reversão sexual é necessária para se evitar a procriação dos peixes quando eles atingem a fase adulta. A existência de um número fixo de exemplares nos tanques-rede facilita o manejo e possibilita uma despesca uniformizada.

 

Há grande dificuldade de promover a separação por método físico ou visual, por causa da semelhança entre fêmeas e machos. A melhor solução é recorrer ao método da reversão sexual, por meio de hormônios.

 

Para fazer a reversão sexual as matrizes são mantidas em temperatura controlada a 28°C, logo após a eclosão das larvas (essas são tratadas com ração farelada contendo metil-testorana para processar a reversão sexual.). O método de controle da temperatura e imersão assegura a reversão com uma taxa de 99%.

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está analisando a possibilidade de regulamentar a utilização de hormônio para reversão sexual.

 

Interessou-se e deseja saber mais? Adquira então o livro Tilápia: Criação Sustentável em Tanques-rede, do autor Augusto César Soares dos Santos, e distribuído pela Aprenda Fácil Editora. Este livro apresenta, de forma simples e clara, detalhes da construção de um projeto, assim como licenciamento, construção de tanques-rede, treinamento para piscicultores, processo industrial, aproveitamento da carne e dos subprodutos da tilápia. Confira!

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!