WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Ervas exóticas e medicinais que podem ser usadas como tempero

Já ouviu falar em urucum, kummel, ylang-ylang, zedoária e zimbro? Conheça-os aqui

Zimbro - imagem ilustrativa

André Furtado, autor do Livro AFE Ervas e Temperos – Cultivo, Processamento, Receitas e Uso Medicinal, destaca que as plantas utilizadas para condimentar e dar um sabor especial a diversos pratos típicos acompanham a história e a ambição do homem. São inúmeras as plantas e algumas delas possuem grande potencial para uso medicinal, mas são totalmente desconhecidas pela maior parte da população.

Historicamente, o uso de plantas medicinais no geral, era visto como algo sem tanta relevância pela medicina, ainda que os “remédios caseiros” fossem popularmente aceitos e utilizados em larga escala. Hoje, porém, depois de vários estudos que atestaram a eficiência dos produtos fitoterápicos, a procura por eles vem crescendo cada vez mais.

Em se tratando de temperos, logo pensamos nos mais comuns, como o alecrim, o manjericão, o cheiro verde e as folhas de louro. Em muitos preparos, eles são considerados, inclusive, indispensáveis. Entretanto, há outros que não são tão conhecidos, mas que também possuem excelentes propriedades medicinais.

Consideradas exóticas, algumas ervas já são utilizadas na alta gastronomia e garantem um sabor único aos mais diversos pratos, garantindo, também, mais saúde a quem os consomem, graças às propriedades antioxidantes, termogênicas e calmantes que possuem. Conheça a seguir alguns exemplos:

Urucum

O urucum foi muito empregado na pintura de pele pelos indígenas, produzindo uma cor vermelho-alaranjada. Porém, também pode ser consumido e se destaca por atuar na prevenção de problemas do coração, no combate a hemorragias e no afastamento da prisão de ventre, além de ser afrodisíaco.

Uso: para ser utilizado como tempero, a semente deve ser seca e triturada, transformando-se em um pó laranja, amplamente conhecido como colorau. Seu sabor é suave e adocicado, considerado ideal para carnes, frangos, sopas e ensopados.

Kummel

Esse tempero possui uma ação mais relaxante e ainda é indicado para o tratamento de problemas digestivos. Gestantes também podem ter a produção de leite estimulada pelo consumo do Kummel, mas somente com a autorização de um médico.

Uso: o kummel deve ser triturado e polvilhado sobre os alimentos, e, além de pães e massas, também tempera molhos, queijos, chás, bebidas e até doces.

Ylang-ylang

O chá produzido com as folhas dessa árvore é afrodisíaco e aumenta a libido. Também é possível extrair o óleo, que ajuda no tratamento de acne devido ao fato de que promove um equilíbrio das secreções das glândulas sebáceas.

Uso: como condimento, seu óleo pode ser incorporado a caldos e sopas ou no preparo de alimentos simples, como feijão, carnes e frangos.

Zedoária

Também possui boa ação no sistema digestivo e evita problemas no estômago. Ainda, protege o fígado e previne tumores, atuando, ainda no combate a uma doença comum atualmente: a anorexia.

Uso: o zedoária em pó é indicado para temperar diferentes tipos de proteínas, como carnes, frangos e pescados.

Zimbro

O zimbro possui excelente poder diurético e combate o inchaço e o ácido úrico. Seus benefícios ainda se estendem à ação expectorante, antisséptica e tonificante, acalmando, também, dores reumáticas.

Uso: um dos condimentos mais populares para bebidas feitas com gin, seu uso não se restringe aos líquidos, pois garante sabor a conservas, marinadas e diversos tipos de carne.

Fique atento! Ressaltamos que o consumo de qualquer um desses temperos deve ser feito de forma moderada e acompanhado por um médico. Algumas dessas plantas não podem ser consumidas por gestantes, por exemplo, e, quando consumidas em grande quantidade, podem provocar problemas em alguns órgãos.

 


Conheça nossos Livros da Área Casa Prática:

Ervas e Temperos – Cultivo, Processamento, Receitas e Uso Medicinal
Controle de Pragas Domésticas
A Culinária da Carne e o Churrasco Brasileiro

Fonte: Terra Vida e Estilo – terra.com.br/vida-e-estilo/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!