Quais são as características das codornas?

A codorna é uma ave dócil e pequena, mas com aparência robusta

Codorna e ovos

A criação de codornas no Brasil é uma atividade em ascensão. Após a popularização do seu ovo como alimento, o interesse dos criadores aumentou e a demanda também, o que transformou a cotornicultura como uma atividade de grande interesse econômico, pois, além disso, requer baixo investimento.

Como explica Jorge Cunha Lima Muniz, um dos autores do Livro AFE Criação de Codornas – Para a Produção de Ovos e Carne, para ter sucesso nesse ramo, muito mais do que técnicas de criação, é preciso conhecer os animais com os quais você lida, para que todo o processo seja otimizado e para que se garanta o bem-estar animal.

Em comparação às galinhas, as codornas são aves pequenas e pertencentes à mesma família dos faisões, pavões e perus. Seguindo as características dessas outras aves, apesar do tamanho reduzido, seu corpo é robusto. Ainda, suas asas são curtas, arredondadas e seu focinho tem forma de gancho, com a ponta da mandíbula superior um pouco mais presa.

Ainda em comparação aos outros animais da mesma família, o tamanho, já mencionado, o pescoço curto, a cauda curta, o bico pequeno e a ausência de esporas nas pernas são algumas das diferenças. Suas patas são robustas e a ave utiliza tanto para executar outros animais como para arranhar superfícies, na busca por alimentos como sementes e invertebrados.

No nosso país existem várias espécies de codornas selvagens, que não devem ser confundidas com as domésticas e que precisam de autorização para serem criadas, como a Nothura boraquia, a Nothura minor e a Nothura maculosa.

De origem migratória, a codorna não possui essa característica e é considerada ave terrestre. Na natureza habita pastagens, matas abertas e bordas de florestas. Sua alimentação natural é à base de frutas, sementes, brotos e folhas, além de insetos e outros invertebrados que ela encontra quando está arranhando o chão.

A alimentação por invertebrados é mais forte em codornas jovens, uma vez que, por estarem em fase de crescimento, elas necessitam ingerir proteínas para que possam crescer mais rapidamente.

Reprodução

As codornas machos e fêmeas são diferenciadas pela aparência: os machos são mais brilhantes e ornamentados, possuindo estruturas incomuns com o objetivo de impressionar fêmeas, como plumas longas. Ainda, os machos se portam de forma mais “imponente”, para excitar as codornas fêmeas.

Outra diferenciação está no porte: as fêmeas costumam ser mais pesadas que os machos e possuem abdômen mais amplo, além do peito mais largo e claro e com manchas pretas em algumas espécies. Não cantam, apenas emitem alguns pios.

Diferentes de outros grupos do Phasianidade, as codornas se reproduzem de forma monogâmica, quando há um emparelhamento de um macho e uma fêmea apenas para cooperação na criação, ao passo que os outros grupos são poligâmicos.

O ninho é colocado em lugares escondidos, seja no solo, seja em arbustos. Em algumas espécies, há a colaboração entre machos e fêmeas para a criação dos filhotes e para com os ovos.

Os filhotes costumam sem independentes precocemente de podem deixar o ninho assim que nascem, logo após serem alimentados por seus pais.



Conheça nossos Livros da Área Criação de Aves:

Criação de Codornas – Para Produção de Ovos e Carne
Alimentação de Aves

Fontes: Codorna – codorna.blog.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Criação de Codornas - Para Produção de Ovos e Carne

Livro

Criação de Codornas - Para Produção de Ovos e Carne

R$ 65,00 à vista ou em até 12x de R$ 5,42 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade