As equipes de trabalho são determinantes para o sucesso ou o fracasso das organizações. Por conta disso, é fundamental ter uma equipe sempre bem preparada, para que desempenhe corretamente suas funções e para que criem novas alternativas de negócios. Para que a empresa consiga obter equipes de trabalho com essas características, é preciso investir no treinamento de pessoas.
João Lobo e os outros autores do Livro AFE Como Gerenciar Pequenas Empresas, explicam que o treinamento de pessoas é uma etapa fundamental na vida das empresas, servindo para diminuir custos otimizar a rotina de trabalho.
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, em que um número crescente de empresas decreta falência, é fundamental tonar-se um diferencial em relação aos concorrentes, acrescentando valor as estratégias da empresa, além do serviço e produto oferecidos.
Um desafio enfrentado pelos gestores tem sido o de manter funcionários motivados e alinhados com a missão da empresa, de forma que suas habilidades sejam potencializadas e estejam prontos para mudanças. Treinar funcionários é a forma mais eficiente para atingir esses objetivos, deixando a empresa mais competitiva e com projeções de crescimento, afinal, funcionário capacitado se torna mais criativo e inovador.
O treinamento de pessoas foi visto por muito tempo apenas como uma forma de deixar o funcionário adaptado ao ambiente de trabalho e capacitado para desempenhar suas funções, com ênfase no conhecimento teórico. Porém, hoje a visão é outra: além da parte teórica, percebe-se também que o treinamento deve desenvolver capacidades comportamentais, o que auxiliará no desempenho mais eficaz de suas atividades, além de potencializar a capacidade de crescimento profissional.
Também foi deixada pra trás a perspectiva de que o RH é o único responsável por essa capacitação. Gestores e líderes também devem estar envolvidos nesse processo, de forma que todos estejam alinhados aos procedimentos da organização, desenvolvendo habilidades e ampliando a capacidade de crescimento pessoal e, consequentemente, da empresa.
A capacitação também produz um efeito de resposta mais ágil, isto é, o profissional consegue reagir de forma mais rápida aos possíveis problemas na rotina do trabalho, como falhas e atrasos, se tornando, também, mais inovadores e farejadores de novas chances de negócios.
Treinar o funcionário também o deixa mais identificado com os valores da empresa. E isso reflete em seu comportamento: ele se torna também mais comprometido com seus objetivos. A valorização do espírito em equipe, melhora na comunicação interna e comportamento assertivo também são benefícios do treinamento.
São vários os tipos de treinamento de pessoas que a empresa pode realizar. Entre eles, estão:
- Treinamento presencial in company, direcionado para um grupo de profissionais da mesma empresa e que é realizado pela própria empresa ou por consultoria de treinamento especializada;
- Treinamento presencial aberto, direcionado a pessoas de diversas empresas, realizado por uma empresa de consultoria de treinamento especializada;
- Treinamento a distância, que pode ser realizado interna ou externamente;
- Treinamento on the job, realizado na estação de trabalho do funcionário, orientado por gestores ou por colegas de trabalho mais capacitados;
- Job rotation, quando o funcionário é conduzido por várias áreas ou tarefas para que esteja preparado para todas as etapas de um processo.
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Fonte: CR Basso – crbasso.com.br/blog/
por Renato Rodrigues