Empreender requer o domínio de diferentes habilidades, afinal, o mercado está cada vez mais acirrado e competitivo. Para alcançar o sucesso é preciso estar em constante atualização em relação às finanças, aos recursos humanos, ao marketing, à estratégia empresarial, à inovação tecnológica e todos os demais campos da atividade econômica da sua empresa e é exatamente isso que trata este livro.
Como Gerenciar Pequenas Empresas mostra o caminho que o empreendedor precisa seguir a fim de ter bases fortes que sustentem sua ideia ou negócio, garantindo, assim, evolução e crescimento. O livro traz situações reais vivenciadas no dia a dia por experientes consultores e apresenta também práticas de gestão já consolidadas, fortalecendo ainda mais o conhecimento do empreendedor.
Nesta obra, o leitor descobrirá quais fatores são fundamentais para uma gestão empresarial de sucesso! Portanto, a leitura é obrigatória para empresários e empreendedores que desejam prosperar em seus negócios.
APRESENTAÇÃO I
APRESENTAÇÃO II
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1 - EMPREENDEDORISMO: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, ATITUDES E INICIATIVAS DO EMPREENDEDOR DE SUCESSO
1.1. Principais Conceitos
1.2. Motivação para Empreender
1.3. Tipos de Empreendedores
1.4. Características de Comportamento Empreendedor
1.4.1. Busca de Oportunidade e Iniciativa
1.4.2. Correr Riscos Calculados
1.4.3. Comprometimento
1.4.4. Exigência de Qualidade e Eficiência
1.4.5. Persistência
1.4.6. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos
1.4.7. Estabelecimento de Metas
1.4.8. Busca de Informações
1.4.9. Independência e Autoconfiança
1.4.10. Persuasão e Rede de Contatos
1.5. Definição do Negócio
1.5.1. Sumário Executivo
1.5.2. Plano de Mercado
1.5.3. Plano Operacional
1.5.4. Plano Financeiro
1.5.5. Estratégias Empresariais
1.5.6. Análise de Cenários
1.6. Ambiente Legal
1.7. Considerações Finais
Bibliografia
CAPÍTULO 2 - GESTÃO ESTRATÉGICA: A RAZÃO DO SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO
2.1. Entendendo o que são Estratégias Competitivas
2.2. Construindo Estratégias Competitivas
2.3. Principais Falhas na Execução de uma Estratégia
2.4. Conclusão
Bibliografia
CAPÍTULO 3 - GESTÃO FINANCEIRA
3.1. O Planejamento Financeiro e os Controles Financeiros
3.2. Quanto ás Dúvidas
3.3. Conclusões
Bibliografia
CAPÍTULO 4 - GESTÃO DA INOVAÇÃO
4.1. O Significado de Inovação
4.2. Construindo uma MPE Inovadora
4.3. Inovação e Atitude: combinação necessária
4.4. Como Escolher seus Projetos Inovadores
4.5. Montando o Sistema Básico de Inovação do seu Empreendimento
Bibliografia
CAPÍTULO 5 - GESTÃO DE MARKETING
5.1. Introdução
5.2. Definição de Marketing
5.3. Outros Conceitos Importantes para Trabalharmos com o Marketing
5.4. Como Utilizar o Marketing de Forma Prática, Simples e Eficaz na Micro e Pequena Empresa
5.5. Etapas do Planejamento de Marketing
5.6. Análise do Ambiente da Empresa
5.7. Definição do Público-Alvo
5.8. Identidade Visual e Marca
5.9. Definição de Objetivos e Metas
5.10. Elaboração de Estratégias - composto de marketing
5.11. Elaboração do Plano de Ação para a Execução das Estratégias
5.12. Acompanhamento e Avaliação da Execução
5.13. Considerações Finais sobre o Marketing nas Micro e Pequenas Empresas
Bibliografia
CAPÍTULO 6 - GESTÃO DE PESSOAS
6.1. Contratação de Pessoas
6.2. Recrutamento
6.3. Processo Seletivo
6.4. Orientação e Acompanhamento
6.5. Treinamento e Desenvolvimento
6.6. Avaliação de Desempenho
6.7. Remuneração
6.8. Política Salarial
6.9. Qualidade de Vida no Trabalho
6.10. Considerações Finais
Bibliografia
CAPÍTULO 7 - GESTÃO DE PROJETOS
7.1. Introdução
7.1.1. Benefícios do Gerenciamento de Projetos
7.1.2. Definição de Projeto
7.1.3. Como é Criado um Projeto
7.1.4. O Gerente de Projetos e seu Papel
7.1.5. Ciclo de Vida de um Projeto
7.1.6. O Gerenciamento de Projetos
7.1.7. As Áreas do Gerenciamento de Projetos e seus Processos
7.2 Conclusão
Bibliografia
CAPÍTULO 8 - SUSTENTABILIDADE
8.1. Fair Trade e Negócios Sociais
8.2. O que é Desenvolvimento Sustentável
8.3. Sustentabilidade de Micro e Pequenas Empresas
8.4. Planejamento e Sustentabilidade
8.5. Os Novos Desafios, as Novas Oportunidades
Bibliografia
- Pequenos e médios empresários, gestores e gerentes de empresas;
- Gerentes e chefes de setores;
- Produtores rurais, estudantes, comerciantes, representantes comerciais, empreendedores;
- Demais interessados em se capacitar nesta área.