Como Gerenciar Pequenas Empresas

Com João Lobo, Paulo Veríssimo, Carmen Kotnick, Gilson Rodrigues, Gustavo Magalhães, Jefferson Santos, José Tarcísio de Paula e Marcelo Rother

Como Gerenciar Pequenas Empresas mostra o caminho que o empreendedor precisa seguir a fim de ter bases fortes que sustentem sua ideia ou negócio, garantindo, assim, evolução e crescimento.

O livro traz situações reais vivenciadas no dia a dia por experientes consultores e apresenta também práticas de gestão já consolidadas, fortalecendo ainda mais o conhecimento do empreendedor.

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Empreender requer o domínio de diferentes habilidades, afinal, o mercado está cada vez mais acirrado e competitivo. Para alcançar o sucesso é preciso estar em constante atualização em relação às finanças, aos recursos humanos, ao marketing, à estratégia empresarial, à inovação tecnológica e todos os demais campos da atividade econômica da sua empresa e é exatamente isso que trata este livro.

Como Gerenciar Pequenas Empresas mostra o caminho que o empreendedor precisa seguir a fim de ter bases fortes que sustentem sua ideia ou negócio, garantindo, assim, evolução e crescimento. O livro traz situações reais vivenciadas no dia a dia por experientes consultores e apresenta também práticas de gestão já consolidadas, fortalecendo ainda mais o conhecimento do empreendedor.

Nesta obra, o leitor descobrirá quais fatores são fundamentais para uma gestão empresarial de sucesso! Portanto, a leitura é obrigatória para empresários e empreendedores que desejam prosperar em seus negócios.

João Lobo

Administrador de Empresas, mestre em Sistemas de Gestão pela UFF com especializações em Gestão de Negócios e Empreendedorismo e Controle Estatístico de Processos pela UFJF, analista do SEBRAE, coordenador de Especialização em Gestão Empresarial na Faculdade Machado Sobrinho e professor de especialização convidado na UFJF, FGV/IVJ, Faculdade Machado Sobrinho, Faculdade Estácio de Sá, Faculdade Doctum e Faculdade Suprema.

Paulo Veríssimo

Administrador de Empresas, com especialização em Gestão de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV, analista do SEBRAE, palestrante e professor de especialização da Faculdade Machado Sobrinho.

Carmen Kotnick

Psicóloga, com especialização em Desenvolvimento Humano pela UFJF, palestrante e professora de especialização na Faculdade Machado Sobrinho.

Gilson Rodrigues

Analista do SEBRAE, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Itaúna/MG e pós-graduado em Gestão Estratégica em Finanças pela Faculdade Machado Sobrinho.

Gustavo Magalhães

Administrador de empresas, com especialização em Gestão de Marketing pela Universidade Estácio de Sá dentre outras, e analista do SEBRAE.

Jefferson Santos

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Machado Sobrinho, MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela FGV, analista do SEBRAE, palestrante e professor de especialização das Faculdades FAMINAS e UNIS.

José Tarcísio de Paula

Bacharel em Administração e Ciências Contábeis, pós-graduado em Engenharia Econômica, MBA em Gestão Empresarial e Marketing e Negócios, e analista do SEBRAE, consultor e palestrante na área de marketing.

Marcelo Rother

Administrador de Empresas, com especialização em Gestão de Cooperativas pelo Unicentro Newton Paiva, analista do SEBRAE, palestrante e professor de especialização das Faculdades Machado Sobrinho e Estácio de Sá de Juiz de Fora.

SUMÁRIO

Apresentação I
Apresentação II
Prefácio
Introdução

Capítulo 1 - Empreendedorismo: principais características, atitudes e iniciativas do empreendedor de sucesso
1.1. Principais Conceitos
1.2. Motivação para Empreender
1.3. Tipos de Empreendedores
1.4. Características de Comportamento Empreendedor
1.4.1. Busca de Oportunidade e Iniciativa
1.4.2. Correr Riscos Calculados
1.4.3. Comprometimento
1.4.4. Exigência de Qualidade e Eficiência
1.4.5. Persistência
1.4.6. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos
1.4.7. Estabelecimento de Metas
1.4.8. Busca de Informações
1.4.9. Independência e Autoconfiança
1.4.10. Persuasão e Rede de Contatos
1.5. Definição do Negócio
1.5.1. Sumário Executivo
1.5.2. Plano de Mercado
1.5.3. Plano Operacional
1.5.4. Plano Financeiro
1.5.5. Estratégias Empresariais
1.5.6. Análise de Cenários
1.6. Ambiente Legal
1.7. Considerações Finais
Bibliografia

Capítulo 2 - Gestão Estratégica: a razão do sucesso de um empreendimento
2.1. Entendendo o que são Estratégias Competitivas
2.2. Construindo Estratégias Competitivas
2.3. Principais Falhas na Execução de uma Estratégia
2.4. Conclusão
Bibliografia

Capítulo 3 - Gestão Financeira
3.1. O Planejamento Financeiro e os Controles Financeiros
3.2. Quanto às Dúvidas
3.3. Conclusões
Bibliografia

Capítulo 4 - Gestão da Inovação
4.1. O Significado de Inovação
4.2. Construindo uma MPE Inovadora
4.3. Inovação e Atitude: combinação necessária
4.4. Como Escolher seus Projetos Inovadores
4.5. Montando o Sistema Básico de Inovação do seu Empreendimento
Bibliografia

Capítulo 5 - Gestão de Marketing
5.1. Introdução
5.2. Definição de Marketing
5.3. Outros Conceitos Importantes para Trabalharmos com o Marketing
5.4. Como Utilizar o Marketing de Forma Prática, Simples e Eficaz na Micro e Pequena Empresa
5.5. Etapas do Planejamento de Marketing
5.6. Análise do Ambiente da Empresa
5.7. Definição do Público-Alvo
5.8. Identidade Visual e Marca
5.9. Definição de Objetivos e Metas
5.10. Elaboração de Estratégias - composto de marketing
5.11. Elaboração do Plano de Ação para a Execução das Estratégias
5.12. Acompanhamento e Avaliação da Execução
5.13. Considerações Finais sobre o Marketing nas Micro e Pequenas Empresas
Bibliografia

Capítulo 6 - Gestão de Pessoas
6.1. Contratação de Pessoas
6.2. Recrutamento
6.3. Processo Seletivo
6.4. Orientação e Acompanhamento
6.5. Treinamento e Desenvolvimento
6.6. Avaliação de Desempenho
6.7. Remuneração
6.8. Política Salarial
6.9. Qualidade de Vida no Trabalho
6.10. Considerações Finais
Bibliografia

Capítulo 7 - Gestão de Projetos
7.1. Introdução
7.1.1. Benefícios do Gerenciamento de Projetos
7.1.2. Definição de Projeto
7.1.3. Como é Criado um Projeto
7.1.4. O Gerente de Projetos e seu Papel
7.1.5. Ciclo de Vida de um Projeto
7.1.6. O Gerenciamento de Projetos
7.1.7. As Áreas do Gerenciamento de Projetos e seus Processos
7.2 Conclusão
Bibliografia

Capítulo 8 - Sustentabilidade
8.1. Fair Trade e Negócios Sociais
8.2. O que é Desenvolvimento Sustentável
8.3. Sustentabilidade de Micro e Pequenas Empresas
8.4. Planejamento e Sustentabilidade
8.5. Os Novos Desafios, as Novas Oportunidades
Bibliografia
  • Pequenos e médios empresários, gestores e gerentes de empresas;
  • Produtores rurais, estudantes, comerciantes, representantes comerciais, empreendedores e demais interessados em se capacitar nesta área;
  • Empresa, seja ela indústria, comércio, distribuição ou serviço, pessoa que seja proprietária de mais de um bem imóvel, agências de desenvolvimento, administradores, empresários, instituições públicas e privadas, estudantes e demais interessados nessa área.
Editora: Aprenda Fácil Editora
ISBN: 978-85-8366-038-5
Impressão: Capa colorida e figuras coloridas e preto e branco. Formato do livro: 16x23cm.
Número de Páginas: 343

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