WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Para o inverno, pastagens cultivadas com azevém são uma boa alternativa

Azevém é uma gramínea plantada anualmente ao fim do mês de março

Pastagens

O autor do Livro AFE Estratégias para a Entressafra, Sylvio Lazzarini, explica que culturas de inverno são uma boa alternativa para evitar que os animais venham a perder peso e, consequentemente, haja um prejuízo na produtividade animal, que se reflete no lucro do pecuarista.

No inverno, numa fazenda gaúcha, os bovinos da raça Hereford e os cavalos Crioulos pastam juntos numa área onde se cultivou soja durante o verão. A ideia é utilizar as pastagens para formar o cardápio do gado, e o resultado desses testes é que as pastagens cultivadas com azevém são bastante nutritivas.

O que é o azevém?


Azevém é uma gramínea plantada anualmente ao fim do mês de março, visando alimentar os animais durante o inverno e início da primavera. Essa gramínea tem excelente valor nutricional, fazendo com que os animais tenham um ganho de peso acima da média.

Vantagens das pastagens de azevém


Os produtores rurais comparam o azevém a outras pastagens de inverno, como trevo, cornichão, e até a algumas pastagens de verão, como o mileto, porém nenhuma delas é tão aceitável aos animais.

Alguns pesquisadores da Emprapa Pecuária Sul também têm o azevém como pastagem favorita e abordam que é possível tirar ainda mais proveito da gramínea melhorando o manejo.

Pesquisas destacam que o azevém possui flexibilidade para ser consorciado com outras plantas forrageiras, tanto nativas quanto cultivadas. O resultado do sobressemeamento da gramínea é ótimo e faz com que os produtores consigam ter forragens em quantidade e qualidade suficientes durante todo o ano, com raros períodos de escassez.

Manejo de azevém


O manejo de azevém traz pouquíssimos custos para os produtores rurais, e com muito pouco eles conseguem garantir maior produção por um longo período.

O manejo dessa gramínea é indicado para pastejo tanto contínuo quanto rotacionado, respeitando a capacidade de suporte da área, evitando o pisoteio e garantindo uma boa produção de forragem.

Alguns pesquisadores recomendam ajustar a carga para que a gramínea seja mantida a ula altura entre 20 e 25 centímetros, para que haja forragens suficientes para quatro vezes a capacidade de consumo de cada animal.

O azevém também pode ser consorciado a leguminosas, que muitas vezes produz menos que a gramínea. Assim, somam-se características importantes das diferentes plantas e garante-se qualidade e um grande volume.

 


Conheça nossos livros da Área Pecuária de Corte: 

Estratégias para a Entressafra
Reprodução e Melhoramento Genético
Manejo de Pastagens

Fonte: Canal Rural – canalrural.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!