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Como fazer uma pesquisa de mercado?

As pesquisas de mercado são essenciais para que as empresas tomem as melhores decisões

Pesquisa de mercado

Para que uma empresa consiga crescer, é preciso que ela tome decisões certas. E, para que essas decisões possam ser tomadas, ela deve conhecer o mercado. É através de uma pesquisa de mercado que as empresas detectam oportunidades e identificam pontos falhos que podem ser melhorados para o sucesso.

Os autores do Livro AFE O Gerente Empreendedor – Competências e Habilidades, Cícero Gomes Ribeiro e José Júnior Lima Alves de Oliveira, explicam que a pesquisa de mercado é fundamental para que a empresa não fique testando formas de sobreviver no mercado e não jogue dinheiro fora.

Mas, você sabe o que é uma pesquisa de mercado?

Basicamente, uma pesquisa de mercado é uma forma de coletar dados, que são cruciais nas tomadas de decisões e garantem que elas sejam mais seguras e efetivas em uma empresa ou negócio. Ela pode ser feita de duas formas:

- Primária, quando a própria empresa coleta e analisa os dados ou delega essa função a alguém contratado para esse fim;
- Secundária, quando outra empresa realiza uma pesquisa e os dados ficam à disposição da sua, como guias, relatórios e outros materiais que chegam prontos.

Para que ela serve?

Como já dito, ela serve para nortear algumas decisões. Ao contrário do que muitos pensam, ela não serve apenas para se ter uma visão em relação à concorrência, como também a tudo o que envolve o seu negócio. Ainda, com os resultados em mão, você poderá investir em um ponto-chave, oferecendo um novo serviço ou produto dentro do que os seus clientes precisam. Também serve, entre outros, para:

- Determinar a viabilidade de um novo empreendimento;
- Testar novos produtos e serviços;
- Explorar nichos de mercado desconhecidos;
- Criar segmentos novos de negócios;
- Descobrir informações estratégicas para o lançamento de um produto;
- Aprimorar processos internos e gerenciais da empresa;
- Desenvolver estratégias mais competitivas em relação à concorrência;

Quais são os tipos de pesquisa de mercado?

De acordo com o seu objetivo, é possível realizar diversos tipos de pesquisa, como:

- Hábitos de consumo: pesquisas que desejam mapear o consumo dos clientes, bem como se comportam em relação às compras. Com esse tipo é possível definir estratégias de vendas e de marketing ideias para o seu público-alvo.

- Força de marca: ajuda a entender como está a concorrência, pois o objetivo principal é definir qual a força da sua marca em relação às outras que concorrem com você. Também ajuda a promover uma avaliação do seu desempenho.

- Satisfação dos clientes: permite rever pontos que não estão funcionando e ainda há a possibilidade de trazer de volta clientes que foram perdidos por alguma possível falha. Esses dados são fundamentais para empresas que desejam se manter lucrativas.

Então, como fazer uma pesquisa de mercado?

São passos simples:

- Defina seu objetivo;
- Determine o alcance da pesquisa (público maior ou menor);
- Escolha um método;
- Elabore um questionário;
- Seja imparcial;
- Analise as respostas obtidas e faça relatórios com todas as informações.

 


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Fonte: Marketing de Conteúdo – marketingdeconteudo.com
por Renato Rodrigues

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