WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Começando uma criação de perus

Os perus possuem manejo simplificado, mas que precisa ser correto

Peru

O ramo da avicultura abriga uma grande variedade de aves que podem ser criadas com a finalidade comercial. Dentre elas, estão os perus, aves com criação relativamente fácil e que conquistaram o mercado com sua carne, saborosa e magra, e suas penas, utilizadas na confecção de travesseiros e outros produtos acolchoados.

Tadeu Cotta, autor do Livro AFE Alimentação de Aves, explica que a criação de perus tem aumentado significativamente em nosso país, tornando-se uma opção rentável para os avicultores.

Além de sua carne e de suas penas, os perus ainda produzem esterco que pode ser aproveitado em hortas e canteiros. São aves resistentes, rústicas e de manejo facilitado, sem muitas exigências em relação ao clima e ao espaço para a criação.

Porém, apesar de ser “fácil”, o manejo deve ser correto para garantir a saúde das aves, no que diz respeito à alimentação e à higiene do local de criação, pois, até 6 meses de idade os perus são frágeis e estão mais suscetíveis a doenças.

Ao contrário de outras aves, seu crescimento é rápido e algumas raças podem atingir 15kg aos 4 meses de idade. A reprodução se inicia somente após o oitavo mês de vida dos perus e peruas, mas eles já podem ser abatidos com cinco.

As fêmeas apresentam postura de 15 a 20 ovos por vez, pondo-os quatro vezes ao ano, entre julho e setembro. Como são aves grandes, conseguem chocar de 15 a 18 ovos em 28 dias de incubação. Possuem habilidade materna exemplar e, por isso, são utilizadas para chocar também ovos de outras espécies.

Confira algumas informações importantes para quem deseja iniciar uma criação de perus:

- Para dar início, pode-se optar pela aquisição de ovos para incubação ou de filhotes de um dia. Mas, como dito, os perus novos são mais frágeis, o que faz com que a compra de um casal jovem também seja uma opção para iniciar a criação.

- O local para a criação necessita de uma parte coberta, para proteger as aves da chuva, do frio e do vento. Esse abrigo pode ser rústico e construído com telas, arames, telhas e madeira, material que pode ser obtido em lojas de materiais de construção e não são muito dispendiosos.

- As medidas mais indicadas para tal fim são: 4x3x2 de altura, o que acomoda uma família de perus (um macho e três fêmeas). O ninho deve possuir 40cm² e 30cm de altura, com um pouco de palha ou capim seco em seu interior.

- É vital manter o viveiro sempre limpo, seco e higienizado. O chão pode ser coberto por materiais que facilitem a absorção de umidade, como maravalha grossa de madeira e sabugo moído, ou pode ser ripado.

- Comercializar perus de um dia também é uma opção para os criadores, mas requerem muito cuidado para que fiquem protegidos do vento, da umidade e para que não comam as próprias fezes.

- Os custos com a alimentação dos perus são reduzidos, uma vez que a maior parte da dieta dessas aves é composta de “verde” (folhas fibrosas, com exceção da alface).

- Dentre as raças mais criadas aqui, temos o holandês branco, o bourbon vermelho, o mamouth bronzeado e o beltsville branco. Essas raças são de porte grande, mas vale ressaltar que também há perus pequenos, usados para ornamentação.

 


Conheça nossos Livros da Área Avicultura:

Alimentação de Aves
Criação de Codornas – Para Produção de Ovos e Carne
Frangos de Corte – Abate e Comercialização

Fonte: Revista Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!