WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Miniguia especial sobre plantio de café Conilon

O café Conilon (Coffea canephora) é uma cultura de grande importância para a agricultura nacional, além de contribuir com a geração de empregos no meio rural

Miniguia especial sobre plantio de café Conilon

“O café Conilon (Coffea canephora) é uma cultura de grande importância para a agricultura nacional, além de contribuir com a geração de empregos no meio rural. Sendo assim, destaca-se como uma excelente alternativa para os empreendedores, que pretendem investir em cafeicultura”, afirmam Juarez de Souza e Silva e Pedro Amorin Berbert, autores do Livro AFE Colheita, Secagem e Armazenagem de Café.

Clima e solo


O café Conilon se desenvolve muito bem em temperaturas, entre 22°C e 26°C, e aproximadamente 450 metros de altitude. Já o índice pluviométrico ideal para a cultura deve permanecer entre 600 e 1500 milímetros. Quanto ao solo, ele deve apresentar, pelo menos, 1 metro de profundidade, além de boa drenagem e alta fertilidade.

Plantio das mudas


As mudas de café Conilon devem ser provenientes de plantas matrizes produtivas, saudáveis e vigorosas. O plantio deve ser feito com mudas com cerca de seis folhas e em período chuvoso. Deve-se distribuir uma cobertura morta, em torno das mudas, para impedir o crescimento de plantas daninhas, e manter a umidade do solo.

Escolha e preparo da área


A área de plantio de café Conilon deve ser preferencialmente plana ou levemente ondulada. Terrenos com declividade acima de 18% não são recomendados. Caso haja compactação na área, o preparo do solo deve ser realizado com aração até atingir a profundidade de 20 centímetros (ou mais).

Espaçamento e covas


Os espaçamentos para plantar café Conilon deve respeitar a distância de, pelo menos, 1,5 m, entre plantas, e 3,0 m entre linhas. A abertura das covas pode ser realizada, de forma mecânica ou manual, nas dimensões de 40 x 40 x 40 cm. Cada cova deve receber adubação de plantio para que as mudas germinem com mais vigor.

Adubação


A adubação na cova pode ser feita com 150 g de superfosfato simples, 25 g de cloreto de potássio e 5 litros de esterco bovino curtido. Já a adubação de cobertura deve ser realizada na época da chuva e respeitar o intervalo de 45 dias entre uma e outra. Quanto à adubação foliar do café Conilon, ela pode ser feita três vezes ao ano.

Colheita e secagem


A colheita do café Conilon ocorre quando o cafeeiro apresenta 70% de frutos cereja, pois os frutos verdes comprometem a qualidade e o valor de mercado da bebida. Em relação à secagem do café Conilon, ela pode ser feita em secadores ou terreiros. Entretanto, a temperatura não pode ultrapassar 45°C. O armazenamento deve ser realizado em local com 13% de umidade.

Conheça os Livros AFE da Área Agricultura:

Colheita, Secagem e Armazenagem de Café

Calagem e Adubação de Café

Conhecimentos Práticos sobre Clima e Irrigação

Fonte: Rural Pecuária

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!