A recomendação da calagem e da adubação do cafeeiro é uma árdua tarefa, pois a cultura, além de perene, também tem como características a bianualidade da produção e a grande oscilação de preços.
Outro aspecto que torna a recomendação um tanto complicada é a extensão de área ocupada pela cafeicultura no Brasil, pois são em torno de 320.000 propriedades rurais em aproximadamente 2,5 milhões de hectares.
Assim, há uma dificuldade enorme para se padronizar uma recomendação única, já que, por ocupar uma área tão extensa, são encontradas lavouras de café implantadas nos mais variados tipos de solo e clima.
Os constantes desequilíbrios entre oferta e demanda de café têm gerado um quadro de instabilidade geral de preços, nacional e internacionalmente. Essas flutuações redundam em grandes perdas para os produtores. Assim, a busca constante por produtividade, sem esquecer da minimização dos custos de produção, deve ser uma meta.
Embora o assunto calagem e adubação do cafezal seja complexo, neste livro, o assunto foi tratado de forma simples e objetiva, levando-se em conta a bianualidade da produção, o espaçamento, a produtividade e a economicidade, em uma linguagem descomplicada, propiciando ao leigo no assunto entender e efetuar a calagem e a adubação em sua lavoura.
É importante ressaltar que o método aqui recomendado há alguns anos vem sendo utilizado com grande sucesso em campo pelo autor, tanto em suas propriedades como nas lavouras em que presta serviço de orientação técnica.
Prof. Carlos Frederico Corrêa Ferreira
É administrador de empresas, especialista em gestão de negócios, consultor em gestão e abertura de novos negócios e, também, é Professor de Empreendedorismo e de Gestão Empresarial.
1. INTRODUÇÃO
2. CONHECIMENTO DA FERTILIDADE DOS SOLOS
3. RECOMENDAÇÃO DA CALAGEM
3.1 Método do índice de saturação de bases
3.2 Método da neutralização do Al++ e da elevação dos teores de Ca++ + Mg++
3.3. Modo e época de aplicação da calagem
3.4. Utilização do gesso agrícola
4. ADUBAÇÃO DO CAFEEIRO
4.1. Adubação verde
4.2. Adubação orgânica
4.3. Adubação química vias solo e foliar
4.4. Informações sobre macronutrientes, micronutrientes e sintomas de deficiência
4.5 Alguns sintomas de toxidez
4.6 . Alguns sintomas de antagonismo
4.7 . Exigência nutricional do cafeeiro
4.8. Recomendação de adubação
5. ADUBAÇÃO FOLIAR
6. ANÁLISE FOLIAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Editora: Aprenda Fácil Editora
ISBN: 85-88216-93-0
Impressão: Capa colorida, com esquemas e fotos coloridas.
Número de Páginas: 130