Artigos

Saiba mais sobre pivô central de irrigação

Chama-se pivô central a torre suspensa construída para girar circularmente sobre a plantação. Abastecido com água, o equipamento asperge água nas plantas, na medida certa, o que torna a irrigação mais sustentável e racional. Regiões com relevo plano, como o Centro-Oeste e alguns estados do Norte e Nordeste do país, viabilizam a implantação do sistema.

Recomendações de cultivo de pupunheira

A pupunheira (Bactris gasipae) produz o saboroso e nutritivo palmito pupunha. As variedades de pupunheira existentes, no Brasil, podem apresentar cascas dos frutos variando do vermelho intenso ao verde-amarelo, conforme a proporção de óleo na polpa. Embora seja uma planta típica da Amazônia, a pupunha pode ser cultivada, com fins comerciais, em várias regiões do país.

Dicas imperdíveis para plantar eucalipto

O eucalipto é uma árvore de fácil cultivo, com espécies pouco exigentes em umidade e fertilidade do solo. No Brasil, sua taxa de crescimento é maior que em muitas partes do mundo, inclusive na Austrália, de onde é nativo. Por tudo isso, se tornou a espécie madeireira mais cultivada em nosso país, com grande potencial de rentabilidade.

Dicas para o correto armazenamento de café

Na cafeicultura, o armazenamento do café pode ser feito após a secagem, ou ainda, antes e depois do beneficiamento. A forma como é armazenado garante a preservação da qualidade dos grãos, sejam eles café em coco ou despolpado, independentemente de estarem em armazéns ou silos.

Conheça o Angico, árvore que possui propriedades medicinais

Espécie nativa Brasileira, o Angico é uma madeira exótica e tem uma história etnobotânica rica. Também conhecido como Paricá, essa planta é uma das grandes fornecedoras de tanino. Possui efeito medicinal: seu fruto, comprido e semelhante ao couro, possui uma casca amarga, adstringente, alterante, depurativa e hemostática, sendo útil nas leucorreias e gonorreias, agindo, ainda, sobre as fibras do útero.

Raio X: Angico-vermelho

O Brasil é um país naturalmente rico. Além das inúmeras espécies da nossa fauna, a flora também é composta por uma infinidade de plantas, inclusive exóticas. Antônio Lelis Pinheiro, autor do Livro AFE Mogno-Africano – Cultivo e Utilização, aborda o Mogno-africano como uma das madeiras nobres mais procuradas para cultivo.

Produção de mudas de pupunha

A Bacrtris gasipaes, nome científico da popular pupunheira, produz frutos e, também, um palmito de excelente qualidade. Assim, é grande o interesse na comercialização de seus frutos e na exploração do palmito.

Saiba mais sobre produção de pupunha

Com grande demanda nos mercados nacional e internacional, a pupunha pode se tornar uma oportunidade de negócio lucrativo e promissor. Trata-se de uma planta bastante versátil, processada na indústria alimentícia - como palmito, e comercializada nos viveiros - como planta ornamental (palmeira).

Pupunha – Como cultivar?

A pupunha é uma planta de origem latina, com ocorrência no Amazonas, Pará, Rondônia, Acre e Mato Grosso. Seus frutos são muito apreciados por conter altos valores nutritivos e serem uma boa fonte de energia, pois são ricos em carboidratos, vitamina A, fibra alimentar, ácidos graxos e minerais.

Irrigação para a pecuária leiteira

Vital para as plantas, o fornecimento de água, devido à falta de chuvas ou à irregularidade delas, deve ser feito através da irrigação. A irrigação é um processo fundamental para o crescimento e desenvolvimento das plantas e deve ser pensado para atender às necessidades de cada uma da forma mais precisa possível.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade