WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como evitar o ataque de formigas cortadeiras nas plantações de eucalipto?

As formigas cortadeiras são consideradas os principais inimigos dos eucaliptos e precisam ser combatidas para evitar prejuízos

Formigas cortadeiras - imagem ilustrativa

Haroldo Nogueira de Paiva, um dos autores do Livro AFE Cultivo de Eucalipto – Implantação e Manejo, ressalta que a cultura do eucalipto é uma opção para atender à grande demanda de madeira, que teve um grande impulso nesses últimos 50 anos. Para que as florestas plantadas consigam atender ao mercado consumidor, há necessidade da escolha adequada de espécies e de ações para que o cultivo seja ideal.

É razoável destacar o cultivo de eucalipto como uma boa fonte de renda graças ao fato de que há um bom número de espécies com desenvolvimento rápido e que produzem madeira de boa qualidade. No entanto, para o cultivo, deve-se escolher a que mais se adapte às condições de que se dispõe.

Porém, é importante destacar que esse cultivo possui inimigos pequenos, mas capazes de causar um grande estrago: as formigas cortadeiras. Ainda que se forneça condições ideais para o cultivo e desenvolvimento do eucalipto, sem o controle dessas formigas, toda a atividade é comprometida.

Geralmente, esse controle é realizado antes do plantio. Abaixo, apresenta-se algumas estratégias para prevenir e combater esses inimigos indesejados:

- Iscas

O método que utiliza iscas para controlar as formigas cortadeiras é interessante para os produtores. Iscas granuladas devem ser espalhadas na área exata e em volta de onde as formigas atacam, especialmente no tempo seco. Esse tipo de controle é sistematizado.

- Aplicação direta

A aplicação direta é um tipo de controle localizado. Em outras palavras, aplica-se iscas formicidas para as formigas diretamente nos formigueiros. Diferentemente do método anterior, as iscas são aplicadas em pó ou por meio de termonebulizáveis. É necessário ter atenção com a aplicação dessas iscas.

- Controle biológico

Do ponto de vista ambiental, o controle biológico é o mais interessante. Isso porque demanda a utilização de inimigos naturais das formigas para controlá-las, a exemplo de sapos, rãs, tatus, tamanduás, lagartos e lagartixas.

- Controle natural

O método de controle natural também é viável e, como o próprio nome sugere, natural. Ele não faz uso de produtos químicos, apenas exige que se realize a movimentação do solo onde há formigueiros. Complementando, plantas jovens precisam de ter o caule “vestido” com cones de proteção, feitos a partir de garrafas de plástico. Plantas que repelem esses insetos funcionam, da mesma forma, como um complemento à técnica: batata-doce, gergelim e euforbiáceas.

Danos causados pelas formigas cortadeiras

Em primeiro lugar, menciona-se o fato de que o dano que as formigas cortadeiras causam pode variar de acordo com o tamanho do formigueiro. Por provocarem a desfolha do eucalipto, elas também podem representar danos maiores ou menores, de acordo com o nível.

Isso significa que elas produzem uma queda na produtividade e vão muito além da redução da área foliar e da capacidade de realizar fotossíntese. É possível avaliar a gravidade do ataque determinando a quantidade de formigueiros por hectare, contudo o prejuízo pode chegar a 50% de perdas ou a até 75% de custos e de tempo gasto no controle de pragas em reflorestamentos.

Controle de formigas cortadeiras

Antes de aplicar algum dos métodos mencionados anteriormente, determinar aspectos como o nível de infestação e desfolha e a identificação da espécie que ataca a plantação é imprescindível. Antes de plantar o eucalipto, realize um monitoramento rigoroso no local de implantação em um raio de pelo menos 50m de largura no entorno de toda a área, a fim de localizar formigueiros.

 


Conheça nossos Livros da Área Agricultura:

Cultivo de Eucalipto – Implantação e Manejo
Cultivo do Palmiteiro-juçara (Euterpe Edulis Mart.) – Produção de Palmito e Restauração Florestal
Manual de Aplicação de Produtos Fitossanitários

Fontes: Secretaria de Agricultura e Abastecimento – São Paulo – cdrs.sp.gov.br
Campos & Negócios – revistacamposenegocios.com.br
Celulose Online – celuloseonline.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!