WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Comercialização e utilidade

A utilidade que sua empresa rural pode oferecer

Comercialização e utilidade     Artigo AFE

“A reclassificação das funções tradicionais, segundo os objetivos do marketing e sua relação com as utilidades que criam no processo de comercialização”, diz a professora Deise Guadalupe autora do Livro Empresa Rural - Gestão para Iniciantes. Confira essa e mais dicas sobre utilidade na empresa rural com nossas dicas.


Utilidade de Forma: é a satisfação que o consumidor tem da forma como o produto se apresenta para consumo, ex.: leite pasteurizado, leite em pó, leite aromatizado, leite condensado, etc. Dar utilidade de forma ao produto é uma função particular da comercialização que pode desempenhá-la por diversas funções, por exemplo, através do beneficiamento, do processamento industrial, etc.


Utilidade de Tempo: é a satisfação que o consumidor tem de poder contar com o produto na hora desejada ou procurada. Dar utilidade de tempo ao produto é, por exemplo, ter um produto armazenado para ser consumido sempre que se desejar. O armazenamento desempenha essa função.


Utilidade de Lugar: é a satisfação que o consumidor tem de encontrar o lugar ao produto é transportá-lo adequadamente para o lugar desejado pelo consumidor. A função de transportes desempenha essa função.


Utilidade de Posse: é a satisfação que o consumidor tem em possuir um bem ou serviço. Dar utilidade de posse ao produto é fazer tudo que facilite a sua aquisição pelo consumidor, e esta é uma função da comercialização desempenhada por meio de várias outras funções como: a função de financiamento ou um sistema de crédito ao consumidor na aquisição de um bem caro, por exemplo; através da função de embalagem que facilita o transporte da mercadoria; através da função de propaganda, que divulga adequadamente o produto influenciando a sua aquisição, etc.


Utilidade Social: é a satisfação que o consumidor tem de consumir um produto ou serviço que proporciona bem-estar para a comunidade. Dar utilidade social a um produto é colocar alguma qualidade no produto que resulte em bem-estar para a sociedade como um todo, e isto pode ser feito, por exemplo, no caso de se usar uma embalagem não poluente ou biodegradável.


Utilidade de Segurança na Expectativa: é a satisfação que o consumidor tem na segurança de expectativa com relação a uma promessa qualquer na comercialização de um produto ou serviço, como qualidade, assistência técnica, prazo de pagamento, juros, atendimento, etc. Dar utilidade de segurança de expectativa a um produto, por exemplo, é garantir que a sua qualidade irá durar o período prometido ou anunciado.


Conheça os Livros da Área Administração Rural.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!