WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Qual a estrutura básica de um empreendimento ecoturístico?

Especialista orienta sobre a estrutura básica para o ramo do ecoturismo

Turismo na natureza

Qual a estrutura básica de um empreendimento ecoturístico?


Em seu Livro Ecoturismo – Planejamento, Implantação e Administração do Empreendimento, o engenheiro florestal Werter Valentim de Moraes, enumera:

Promover a interiorização do turismo: as estatísticas nos têm mostrado que, a partir da exploração da atividade turística no meio rural, as propriedades rurais têm gerado novos empregos a pessoas da área rural, passando de uma média de três a até quinze empregados, e essa interiorização desestimula o êxodo rural. Por outro lado, o produtor tem como característica marcante preservar os hábitos, costumes e valores étnicos, o que naturalmente acaba passando aos seus turistas. Da mesma forma, o turista passa muitas informações ao produtor rural, onde esse intercâmbio cultural melhora a qualidade de vida no meio rural.

Viabilizar fonte de renda ao produtor rural: para o produtor, que tem sua renda baseada exclusivamente nas atividades produtivas que desenvolve, a partir do ecoturismo, passa além de agregar valor aos seus produtos (por venda direta ao consumidor), a obter uma representativa receita, valores estes que, na maioria dos casos, passam a ser bem mais representativos do que as receitas da produção rural normal.

Resgatar e valorizar a cultura local: A identificação com um grupo, atividades e costumes diferentes dos nossos é crucial para o sentido de identidade de cada um. À medida que a economia mundial integra-se e que a sociedade global torna-se cada vez mais homogênea, as necessidades dos indivíduos de preservar um sentido de identidade em um mar de homogeneização se fortalece. O ecoturismo é uma ferramenta importante nesse contexto.

Metodologia participativa: O termo de geração participativa de tecnologias indica uma atividade que procura ou tem como resultado a mudança da tecnologia existente em uma direção considerada desejável pelos seus diferentes usuários. Nesse processo, almeja-se um equilíbrio entre o conhecimento do proprietário da terra, dos técnicos a promoverem o desenvolvimento do ecoturismo e de todas as partes envolvidas. 


Consultor: Werter Valentim de Moraes é Engenheiro Florestal e Consultor do Ecoturismo no Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa, integrando, também, a equipe de consultores do Programa Estadual de Turismo Competente do SEBRAE-MINAS.





Conheça outros Livros na Área Turismo Rural e Ecológico:

ABC do Turismo Rural
Pousadas e Hotéis-Fazenda – Instalação e Administração



por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!