WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

O que é o aleitamento natural e artificial do gado de leite?

Na pecuária de leite, o aleitamento natural e o artificial se diferem, mas apresentam alguns pontos em comum

Aleitamento - imagem ilustrativa

João Gonsalves, autor do Livro AFE Manual do Produtor de Leite, destaca que a missão de produzir leite vai muito além da ordenha do gado leiteiro, por exemplo. Ela exige atenção, dedicação, cuidado, esforço e, acima de tudo, muita informação e conhecimento das tecnologias existentes.

O manejo de bezerras é uma das etapas mais importantes em um sistema de produção de leite. Além de se destinarem à reposição das matrizes do rebanho, as bezerras e novilhas, ao serem vendidas, também podem produzir lucratividade ao pecuarista. Assim sendo, conhecer a fundo todos os aspectos que envolvem a criação de bezerras é fundamental para o resultado da atividade.

Entra nesse contexto, a preocupação com a alimentação, que deve ser eficiente. As bezerras possuem um estômago peculiar ao nascer, diferente do órgão que os animais adultos apresentam. Soma-se a isso que, por conta desse fator, elas não são capazes de ingerir alimentos sólidos, sendo importante oferecer o leite, a partir do aleitamento.

O aleitamento do gado de leite

O aleitamento para as bezerras leiteiras se divide em dois:

- Aleitamento natural

O aleitamento natural é aquele que ocorre da forma como o aleitamento deve ser: a bezerra mama diretamente no úbere da vaca e ingere o leite. Há algumas propriedades nas quais se recomenda adotar o aleitamento natural, bem como se percebe a presença de fatores que contribuem para a escolha dele. O aleitamento natural é diferente da amamentação natural – que é feita sem controle – e proporciona ganhos tanto à vaca, quanto à bezerra.

- Aleitamento artificial

Por sua vez, o aleitamento artificial significa oferecer uma dieta líquida às bezerras, seja com a utilização de um balde, de uma mamadeira ou de outro utensílio similar. Uma das principais vantagens do aleitamento artificial é o controle da quantidade de leite ingerida pelos animais, além de permitir uma ordenha com mais higiene.

Aleitamento natural X aleitamento artificial

Logo ao nascerem, as bezerras precisam consumir o colostro, garantindo a sobrevivência e o fortalecimento do sistema imunológico. Esse é o principal ponto que une os dois tipos de aleitamento e, em qualquer um, o ideal é que os recém-nascidos o mamem diretamente na vaca.

- Recomendações que servem para os dois aleitamentos:

. Fornecimento do colostro, de preferência na vaca. Quando feito por bale, utilizar colostro integral e fazer com que se ingira de 5 a 6kg de colostro.

. Durante o aleitamento, o leite integral deve ser o único alimento do bezerro, por ser natural. No entanto, por esse tipo de leite possuir bom valor comercial, ele pode ser substituído por colostro que tenha sobrado ou por um sucedâneo comercial do leite, que é comumente encontrado em pó.

. Seja qual for a dieta líquida adotada, o fornecimento tem que girar em torno de 4 litros por animal ao dia. Recomenda-se oferecer o alimento em duas refeições diárias na primeira semana de vida, realizando adaptações após esse período.

. Para afastar a ocorrência de distúrbios gastrointestinais nas bezerras, três fatores são cruciais: a quantidade fornecida, a regularidade no horário e a temperatura da dieta líquida.

. Quando a desmama ou desaleitamento ocorre antes do prazo considerado necessário, a intenção dos pecuaristas é transformar a bezerra, que é monogástrica, em ruminante o quanto antes possível.

. Depois do aleitamento, o fornecimento de concentrado, volumoso e água precisa entrar na rotina de cuidados.

. Para que, após o desaleitamento se diagnostique boa saúde dos bovinos, é válido observar o olhar do bezerro, a existência de corrimento nasal, a consistência das fezes e o apetite deles, sem descuidar da sanidade.

 


Conheça nossos Livros da Área Pecuária de Leite:

Manual do Produtor de Leite
Manejo de Bezerras Leiteiras
Bem-estar do Gado Leiteiro

Fonte: EMBRAPA Gado de Leite – sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!