WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Categorias de plantas ornamentais para o seu jardim

As plantas ornamentais são utilizadas para enfeitar jardins ou até ambientes internos

Plantas ornamentais

Acredita-se que o cultivo de plantas ornamentais exista a milhares de ano. Não obstante, não se pode negar que as plantas ornamentais ocupam lugar de destaque em todos os jardins, uma vez que são usadas com o intuito de decoração. Ainda, também podem ser usadas no interior de casas e apartamentos, dando um ar natural e sofisticado a qualquer ambiente.

Ivar Wendling e Alcides Gatto, autores do Livro AFE Técnicas de Produção de Mudas de Plantas Ornamentais, explicam que a variedade de plantas ornamentais é grande e são elas as responsáveis por dar beleza ao seu jardim.

As principais plantas ornamentais são: samambaia, antúrios, rosas trepadeiras, agave, hortência, lírio, flor-de-cera, entre outras. Na hora de definir qual a melhor para o seu jardim ou ambiente, é preciso levar em conta que cada espécie possui necessidades específicas, não podendo ser cultivadas em qualquer espaço.

Esse tipo de planta pode ser dividido em várias categorias, de acordo com suas características:

Árvores

De característica lenhosa, copa definida e altura bem definida, as árvores podem ser usadas com a finalidade ornamental, produzindo sombras, diminuindo a amplitude térmica, amenizando a poluição sonora e do ar, além de atrair e abrigar pássaros.

Arbustos

Também são plantas lenhosas, mas com bifurcações de baixa estatura ou próximas ao solo, não atingindo alturas consideráveis, mesmo adulta. Podem ser utilizados com a finalidade de delimitar superfícies, contemplar linhas arquitetônicas, esconder ou destacar partes que não sejam estéticas, entre outras.

Trepadeiras

Como o nome sugere, necessitam de um suporte para que possam se desenvolver. Se subdividem em: volúveis, samentosas, cipós e arbustos escandentes. Cobrir muros, separar ambientes e substituir arbustos em locais estreitos são algumas de suas finalidades.

Palmeiras e cicadáceas

Encontradas de portes variados, possuem tronco e copa. As folhas são pinadas, coriáceas e flabeladas, dispostas em hélice. Cultivadas com a finalidade de caracterizar regiões, complementar linhas arquitetônicas, atrair pássaros e etc.

Plantas herbáceas

Seus caules são lenhosos ou semi-lenhosos, encontradas de vários portes. Servem para criar paisagens, de acordo com sua cor e floração, podendo ser cultivadas tanto em locais com sombra quanto sem.

Plantas de forração

Crescem de forma horizontal e cobrem superfícies do solo. Ainda têm como função proteger o solo contra erosão, formar desenhos ou emblemas em paisagismos.

Gramados

Formados por plantas da família de gramíneas, são utilizadas com a função de “tapete”, como em campos de futebol ou para diminuir o brilho do sol, por exemplo.

Plantas aquáticas

Flutuantes, emergentes ou submersas, são, obviamente, plantas que vivem em locais aquáticos. Cultivadas para enfeitarem lagos artificiais ou para diminuir o brilho da água parada, por exemplo.

Plantas suculentas

Nativas de regiões áridas, possuem tecidos carnosos ricos em água. Na jardinagem, servem para caracterizar regiões, por exemplo.



Conheça nossos Livros da Área Jardinagem e Paisagismo:

Técnicas de Produção de Mudas de Plantas Ornamentais
Manual Prático de Jardinagem
Árvores para o Ambiente Urbano

Fontes: Viva Decora Blog – vivadecora.com.br
Info Escola – infoescola.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!