WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Canteiros e sementeiras para a produção de mudas

As mudas geralmente são produzidas em canteiros e sementeiras, o que torna mais fácil a produção

Mudas produzidas em espuma

Para quem pretende trabalhar com o cultivo de plantas, uma das opções que têm gerado resultados satisfatórios é a produção de mudas para comercialização. É uma atividade relativamente simples e que produz plantas com alta capacidade produtiva, se bem conduzida. Produzir mudas significa cuidar das plantas desde o brotar do primeiro ramo.

Essa produção pode ser feita em canteiros ou sementeiras. Produzir mudas em recipientes facilita a semeadura, o manuseio das mudas que se está produzindo, um melhor controle sanitário e da nutrição. Ainda, facilita o transporte das mudas para o local definitivo e ainda reduz a necessidade de replantar.

Esses são os principais tipos de canteiros utilizados para a produção de mudas florestais:


Canteiro para raiz nua


Dentre os vários tipos de canteiro para raiz nua, os canteiros diretamente no solo e os com anteparos laterais são os mais utilizados. Bambus, tijolos, concreto e outros materiais, de acordo com a disponibilidade e facilidade, podem ser utilizados na proteção lateral desses canteiros.


Canteiro para embalagens


A largura deve ser de aproximadamente 1 metro de largura, o que permite manusear as mudas centrais; o comprimento pode variar de 10 a 20 metros, de acordo com a quantidade que se deseja produzir. Para garantir a incidência da luz solar uniformemente, o canteiro deve ser instalado longitudinalmente no sentido leste-oeste. O solo deve estar adaptado para receber as embalagens.


Sementeiras


Nas sementeiras, as sementes são plantadas para depois serem transportadas para as embalagens, num processo denominado repicagem. Essa estrutura pode ser fixa ou móvel. Os sistemas fixos geralmente encontram-se em locais definitivos, com a finalidade de produção de um número maior de mudas. Já as sementeiras móveis podem ser ajustáveis, feitas de madeira, plástico ou metal e devem ser montadas em locais com volume e drenagem compatíveis com as necessidades de cada produtor.

Para instalar canteiros e sementeiras, é preciso instalar, também, um abrigo para proteger as mudas recém-repicadas ou plântulas. Ainda, entre eles, deve-se deixar um intervalo para que as atividades de produção possam ser realizadas nesse espaço.




Conheça nossos Livros da Área Jardinagem e Paisagismo:

Planejamento e Instalação de Viveiros
Técnicas de Manutenção de Jardins
Produção de Mudas para Arborização Urbana



Fontes: ambientebrasil – ambientes.ambientebrasil.com.br
Embrapa – sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!